Word para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos objetivos da vida de todas as pessoas é encontrar um bom emprego ao qual tenha afinidade e que atenda suas necessidades na questão financeira. Porém, muitas vezes essa não é a realidade de muitos brasileiros. Encontrar um emprego – independente se possui ou não afinidade – está cada vez mais complicado de se encontrar.

Uma das saídas encontradas por essas pessoas, é o concurso público. Para quem está começando na vida de concurseiro ou para quem já está por dentro do exame, alguns cuidados essenciais devem ser levados em conta na hora de se preparar para fazer a prova.

Dicas são sempre bem-vindas na hora de entender qual a melhor forma de estar pronto para realizar esse tipo de exame, e quais os tipos de matérias que mais costumam cair nessas provas. O Word para concursos públicos é um bom exemplo de tema especifico que aparece.

Como se preparar para prestar um concurso público?

Para começar a se preparar para o que o candidato irá encontrar, a primeira dica – e uma das mais relevantes – é saber escolher a carreira que quer seguir.

Uma forma de facilitar essa escolha é procurar por uma instituição que já conhece e gosta, e uma área que já possui algum tipo de afinidade. Assim, a pessoa não perderá o tempo tentando concursos ao qual não conhece muito bem, e que não atendam seus interesses e afinidades.

Depois de escolher qual a carreira que mais gosta, a segunda dica é ler e prestar muita atenção no edital. Apesar de ser um documento muito burocrático é muito importante ler o edital. Infelizmente poucas pessoas que prestam qualquer tipo de concurso público possuem esse hábito.

É por meio do edital que o futuro candidato fica sabendo das datas, os requisitos necessários para se candidatar, os detalhes mais importantes sobre o exame, e entre outras informações que o concurseiro deve estar ciente. Portanto, esse é um momento em que a pessoa não pode ter pressa.

É importante saber a área que quer prestar e conhecer todas as regras do concurso, para que não se perca tempo e, principalmente, dinheiro.

A terceira dica é procurar exames que já tenham sido realizados nos concursos anteriores. Procurar e ter como base o máximo de referências possíveis é uma ótima forma de se preparar para o que a prova pode exigir do candidato.

Dessa forma, o novo concurseiro não ficará em desvantagem com os que já possuem maior afinidade – até mesmo os mais experientes precisam seguir essa dica.

Após estar ciente sobre as provas anteriores e ter o conhecimento de quais matérias caem no exame, é hora de criar uma estratégia e um cronograma de estudo.

Ninguém melhor que o próprio candidato para saber quais são suas facilidade e dificuldades na hora de estudar. Seja na questão da disciplina que possui maior ou menor afinidade ou o tempo que tomará para estudar cada uma.

Uma forma do candidato se preparar para o exame é considerar a possibilidade de realizar algum tipo de curso. Algumas pessoas preferem estudar sozinhas, mas uma ajuda nesse momento nunca é demais.

Ter o suporte de pessoas especializadas no assunto ou que já passaram por essa etapa é uma forma de se preparar e tranquilizar no momento de prestar qualquer concurso público.

Para atender a preferência de cada pessoa, existem cursos tanto online quanto presenciais. As aulas online costumam possuir um preço mais acessível, porém não abrem espaço para algo muito importante, o de tirar dúvidas.

Já os cursos realizados presencialmentepossuem essa abertura, porém apresentam um preço mais elevado. Portanto, fica de acordo com a escolha e possibilidade do candidato.

Matérias básicas nos exames 

Por todo o Brasil são realizados diferentes tipos de concursos públicos e das mais variadas áreas. Porém, há algumas matérias que sempre costumam cair independente da área para qual o exame está sendo feito.

Uma dessas matérias é a de Língua Portuguesa. Considerada a matéria básica de qualquer exame, nesta disciplina caem frentes como:  Gramática, Interpretação de texto e Redação.

Já a disciplina de Matemática/Raciocínio Lógico, é de costume ser cobrada na maioria dos concursos e mais os de níveis médio. Nesta área caem temas como: equações de 1º e 2 grau, Razão, Proporção e questões direcionadas para a análise combinatória de conectivos lógicos.

Outra disciplina que costuma aparecer nos exames de concurso público, é a de Direito. Nesta matéria caem dois temas: a de Direito Constitucional, voltada para as leis da Constituição Federal, que trata de assuntos que fazem parte do dia-dia do cidadão, e a de Direito Administrativo, voltada para os órgãos públicos e seus servidores.

A quarta matéria presente em muitas provas dos concursos públicos, é a de Informática. Nesta disciplina não basta apenas conhecer e entender sobre computadores, internet e o pacote Office.

É preciso ter o conhecimento mais aprofundado. Afinal, nos exames de concursos públicos as perguntas da área de Informática são mais específicas, o que exigem maior conhecimento.

Word para concursos públicos

Dentro da disciplina de Informática algumas perguntas especificas são feitas sobre diferentes temas da área. Um exemplo é o Word para concursos públicos que são realizados pelos candidatos.

O Word é um dos programas que fazem parte do pacote Microsoft Office – junto com Power Point e o Excel. O processador Word é uma ferramenta de texto. Com ele a pessoa possui maior facilidade no momento de produção do material e torna eficiente seu trabalho. 

No tema sobre Word para concursos públicos, algumas questões que envolvem esse processador são sobre, por exemplo, a guia inserir.

Esta ferramenta tem como funcionalidade criar a página de rosto, página em branco, quebra de página, criar tabelas, inserir imagens, clip-art, gráficos e entre outros artifícios.

Outros assuntos abordados, por exemplo, são sobre como ajustar uma tabela que foi inserida no programa, como deve ser feita a contagem de palavras do documento, qual a fonte utilizada no exemplo apresentado no exame, questões envolvendo citações, justificação do parágrafo e entre outros aspectos técnicos do Word para concursos públicos.

Para prestar qualquer tipo de concurso público, é muito importante conhecer além de todas as regras do concurso como também as provas que já foram realizadas e as disciplinas cobradas.

Os temas básicos que estão sempre presentes precisam ser levados a sério e exigem que o candidato saiba além do básico e do que todos sabem. Como exemplo, é sobre a disciplina de Informática. Se embasar com maior profundidade nos assuntos é uma maneira de se sair bem nos exames de concursos públicos.

Word para concursos públicos
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.