Você conhece as atribuições da vaga que está concorrendo?

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, os concursos públicos são a opção mais visada para quem está em busca de um emprego. Ele oferece inúmeras vantagens para os concurseiros, dentre as quais a principal, que geralmente é a força inicial para alguém prestar o concurso, é a estabilidade financeira que os cargos oferecem e o bom retorno monetário.

Nos últimos tempos esse fato se tornou ainda mais atrativo devido à crise financeira que o país enfrenta que tem resultado em inúmeras demissões e diminuições nos salários dos empregados pelo setor privado. Dessa forma, o concurso pode ser uma ótima opção para você, mas você conhece as atribuições da vaga que você está concorrendo?

O que são as atribuições?

As atribuições de um concurso público definem todo o tipo de trabalho que você deve cumprir se for selecionado.

Dessa forma, você sabe exatamente qual é a sua função dentro do seu cargo. Isso previne que existem desvios de função que são considerados ilegais. Elas servem para te ajudar a saber exatamente aquilo que você pode ter que fazer na etapa em que você está escolhendo que vaga prestar.

Onde consultar as atribuições da vaga que eu estou concorrendo?

Consultar as atribuições de sua vaga é bem fácil. Basta você acessar o edital do concurso que todas as informações sobre a vaga que você vai prestar estarão lá. Além de encontrar as suas atribuições, no edital você encontra que matérias serão cobradas na prova, o número de vagas, localização e remuneração, por exemplo.

Por que é importante saber as atribuições da minha vaga no concurso público?

Existem inúmeros motivos pelos quais você deve saber as atribuições da vaga que você está concorrendo em um concurso público. Seguem abaixo alguns motivos.

1- Saber se o concurso realmente te interessa.

Quando você está na fase de definir se vai prestar o concurso ou não saber as atribuições da vaga pode ser decisivo para você. Será que você está disposto a fazer tudo que essa vaga pede?

Será que você tem competência para cumprir as atribuições? Será que você não vai acabar desistindo de sua vaga ao longo do tempo devido ao fato de as atribuições não te agradarem? Todos esses pontos devem ser devidamente analisados antes de você se inscrever para uma vaga de concurso público.

2- Saber se essas atribuições valem o preço remunerado.

Que o concurso público oferece uma ótima remuneração não é nenhuma novidade. Os concursados são pagos um valor muito atrativo e maior do que as empresas do setor privado.

Porém, deve-se levar em consideração se as atribuições, para você, são recompensadas devidamente. Será que, entre um cargo público e um no setor privado, o cargo oferecido através do concurso público atende todas as suas necessidades? Deve-se analisar também todos esses pontos e saber as suas atribuições no cargo pode te ajudar nessa tarefa.

3- Pensar como administrar o tempo durante o trabalho.

Saber as suas atribuições também se mostra de extrema importância para saber como vai ser sua rotina se você for aceito no cargo. Você terá muita coisa para fazer ao longo do dia? As suas atribuições demoram muito tempo para serem cumpridas?

Elas são tarefas que devem ser feitas a longo, médio ou curto prazo? Você vai ter algum trabalho que deverá ser feito em casa? Será preciso mudar de um local para outro? Essas são perguntas que podem ser resolvidas consultando o edital e as suas atribuições.

4- Saber como será o seu trabalho.

Essa é bem óbvia. Mas saber as suas atribuições da vaga podem te ajudar a ter uma ideia de como será o seu trabalho. As funções que você desempenha podem te mostrar a sua importância e a importância do cargo além de te mostrarem se, por exemplo, você vai trabalhar sozinho ou em uma equipe.

Você também pode saber mais ou menos como que será sua rotina dentro do ambiente de trabalho, como por exemplo, se você conseguirá fazer longos intervalos para tomar um café e ir ao banheiro, quando será seu horário de almoço e muito mais.

5- Avaliar suas possíveis dificuldades.

Ao saber exatamente o que você terá que fazer nesse novo emprego você pode ter uma noção maior de quais serão suas dificuldades. Isso pode te ajudar a planejar como você pode, ao longo do tempo, desenvolver algumas habilidades que irão te ajudar a lidar com essas dificuldades.

Isso tudo resulta numa experiência de trabalho mais prazerosa e também num perceptível crescimento pessoal. Além disso tudo você pode definir se você realmente está disposto a fazer aquilo que te será atribuído.

Se você acha que vai ser muito difícil, que você não vai conseguir ou que você não está a fim de fazer, assim você consegue definir se realmente prestar essa vaga de concurso será útil para você.

6- Entender as habilidades necessárias para a vaga

Você deve possuir algumas habilidades para que você possa se candidatar a uma vaga no concurso. Além das matérias que devem ser estudadas para a prova teórica, saber as suas atribuições pode te ajudar a se prepara para atingir um desempenho melhor nas provas práticas, quando elas existirem.

Tudo isso te ajuda a se tornar um candidato mais forte com mais chances de conseguir uma vaga no concurso público.

7- Saber quais tarefas serão desempenhadas com maior facilidade.

Assim como saber as atribuições da vaga de um concurso público podem te ajudar a avaliar as suas possíveis dificuldades no trabalho, você também pode descobri quais serão as atribuições que você desempenhará com maior facilidade.

Assim, você pode analisar onde você possivelmente pode economizar tempo para as tarefas mais difíceis.

Concursos públicos são ótimas opções para quem está em busca de um emprego. É a forma mais democrática de seleção pois não discrimina os candidatos por raça, gênero, idade ou aparência física.

Além disso as vantagens em relação à remuneração são amplamente conhecidas, além de que ter histórico em cargos públicos é ótimo para um currículo e é sempre bem visto pelo setor privado.

Você conhece as atribuições da vaga que está concorrendo?
1 (20%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.