Vale a pena prestar um concurso com poucas vagas?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando um concurseiro lê um edital para um concurso público, vai direto para dois itens, o salário e o número de vagas. Se a quantidade de vagas não for grande, será que vale a pena tentar? Essa dúvida paira na cabeça de quem quer buscar uma oportunidade de exercer um cargo público.

Por um lado, você pode se prender a esse fato e ficar desmotivado para tentar a vaga. Porém, se você pensar bem, pode se motivar para que você aumente o seu empenho e consiga se sair melhor na prova, pois não vai adiantar se dedicar pela metade porque só quem fizer a lição de casa bem-feita é que vai terá chance de vencer a disputa.

Motivação extra para estudar

Sabemos que a tarefa não é fácil, quem quer passar em um concurso com poucas vagas vai precisar de muita dedicação. Por isso, você pode usar essa prova para ver qual é o tipo de pessoa que você é quando se fala em querer alcançar um objetivo.

Vai brigar e acreditar até o fim, olhando para a oportunidade como algo que pode ser alcançado ou ficar parado na inercia achando que é impossível e você nunca vai conseguir? A escolha é sua.

Saiba que bem preparado você tem a mesma chance das outras milhares de pessoas que vão participar da disputa. Se o desafio é grande, a preparação deve ser maior ainda.

Veja quanto você pode investir e se é algo que você realmente quer

Nós sabemos que quando as vagas são limitadas, você pode deixar de participar por achar que não vale a pena pagar para fazer a prova, sem muita perspectiva de alcançar a vaga. Nesse caso, você deve avaliar quais são as suas condições, se você pode investir, porque se você ficar com muitas dúvidas, é melhor nem tentar.

E tem outra situação, talvez essa oportunidade pode não ser aquilo que você está querendo. Veja se o cargo, mesmo com poucas vagas, é algo que vai lhe agradar caso você passe. Isso é importante porque muitas vezes o candidato embarca na ideia de fazer a prova devido ao valor da remuneração.

Imagine que frustrante você passar em um concurso, que tinha apenas duas vagas, e quando começa a exercer a função vê que não é o que te faz bem. Vai ser um banho de água fria imenso.

Aposte nas vagas de cadastro reservas

Essa situação ocorre em diversas oportunidades. Muitos concursos oferecem algumas vagas para convocação direta e deixam outras para reserva. É uma maneira de você abrir uma oportunidade de ser chamado no futuro. Avalie se o valor da prova vai de encontro com aquilo que você pode investir e participe.

Cabe avaliar qual é a rotatividade dos funcionários no órgão em questão. Em hospitais, por exemplo, quando uma nova unidade é construída, é necessária uma grande quantidade de pessoas para que ele comece a funcionar. Portanto, vale a pena ficar na reserva desse tipo de cargo.

Continue fazendo outras provas

Participar dos concursos com poucas vagas pode ser uma maneira de preparar melhor para os outros concursos que vão aparecer durante o ano.

Quem se prepara mais, obviamente vai abrir as possibilidades para que consiga melhorar seus resultados, por isso, fazer essas provas com poucas vagas pode servir de fator motivador para que você tente passar em um outro concurso.

Sempre vale a pena para se são vagas para cargos com nível superior

Esse é o melhor dos cenários para quem quer fazer uma prova de concurso público com poucas vagas. Se o cargo em questão é para exercer uma função que você é formado, já tem experiência e conhecimento pleno, é interessante entrar na disputa.

Afinal, você vai fazer a prova como especialista, então já vai com uma segurança a mais para participar do certame. Mesmo que a prova não seja totalmente baseada na sua área, a sua experiência e conhecimentos específicos vão pesar na hora da nota. Se você é confiante e sabe que tem a bagagem necessária, vale muito a pena tentar.

Pense nas possibilidades

Vamos lá, você com certeza faz várias provas e se puder passar em todas vai procurar escolher a oportunidade que mais pareça com você. Com esse raciocínio, podemos chegar à conclusão de que nem sempre os primeiros colocados vão ser os que efetivamente vão ficar com a vaga.

Pode ser que eles tenham problemas com a documentação ou simplesmente escolham não querer ser empossados por conta do cargo, remuneração. Assim, quem fica com a vaga são os próximos da lista. Por isso pode ser vantajoso ficar entre os 10 primeiros em um concurso com 5 vagas.

É fato também que alguns concursos para poucas vagas acabam contemplando bem mais classificados que as vagas que constam no edital, que podem aparecer no documento apenas como uma referência para determinar o número mínimo de cargos disponíveis. É possível então que os primeiros colocados sejam contemplados.

Vagas temporárias

Além dos concursos que oferecem um número reduzido de vagas, existem também outros que podem gerar dúvida na hora de escolher participar ou não, são os de vagas temporárias. Sabemos que quem busca um concurso público está querendo encontrar uma solução definitiva para sua carreira.

Fazer um concurso público com essa característica pode servir para que você treine, e, ainda, se passar, possa ter uma renda temporária para se preparar para outras provas de concurso, afinal, concurseiro que é concurseiro está sempre de olho em novas oportunidades.

Pare e pense antes de agir

Para participar de concursos com poucas vagas, vale a pena levar em consideração os pontos ressaltados nesse artigo. Analisar com cuidado o edital e pesar se vale a pena investir, pois não adianta perder tempo e dinheiro se você vai realizar a prova sem confiar em si próprio.

Pense na oportunidade sabendo que você terá que trabalhar os seus conhecimentos em dobro, para aumentar as suas chances, além de ter um maior comprometimento e calma para saber que não passar em uma prova dessas não é o fim do mundo.

Vale a pena prestar um concurso com poucas vagas?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.