Saiba quais concursos serão abertos em 2017

Tempo de leitura: 18 minutos

Os concursos públicos hoje são uma das opções preferidas dos brasileiros no que diz respeito ao mercado de trabalho. Isso porque, principalmente em um momento de crise, eles dão a garantia ao aprovado de estabilidade empregatícia que é, sem dúvida alguma, uma das características mais procuradas por quem vai prestar um concurso para ingressar em um cargo público hoje em dia.

Mais ainda, junto à garantia de ter um emprego e a impossibilidade de ser demitido, há também os diversos benefícios pelos quais a iniciativa pública é conhecida e que a torna tão atraente aos olhos dos concurseiros de plantão.

De quebra, há também a possibilidade de salários muito altos, que costumam ser maiores do que a média que é oferecida no mercado privado, que chega ao lado de jornadas de trabalho que não costumam exceder o horário de trabalho pré-estabelecido em contrato, como frequentemente acontece dentro de empresas privadas.

Tudo isso e também o desejo de trabalhar em um determinado cargo público, principalmente aqueles cargos que são mais ligados à política do país, é o que acaba atraindo tanta gente todos os anos para a verdadeira maratona que são diversas provas que compõem a variedade de concursos públicos que hoje é oferecida no Brasil.

Toda essa concorrência acaba tornando as provas mais difíceis e disputadas. Prova disso é o fato de muitos concurseiros simplesmente largarem tudo pelo período de um ano simplesmente para se concentrar nos estudos, fazendo até mesmo um curso preparatório específico para a prova, tamanha a dificuldade e a concorrência da mesma.

E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui uma lista com diversos concursos que vão ser abertos em 2017 para que você fique de olho, não perca o prazo de inscrição e comece a se preparar desde já para conseguir alcançar as vagas que almeja, uma tarefa que não é fácil principalmente nos concursos mais concorridos, que costumam ser aqueles com os salários mais altos.

Afinal de contas, todo tempo a mais para se preparar é válido, não é mesmo?

Vale ressaltar que os concursos aqui mencionados são aqueles que estão previstos para acontecer. Isso porque a confirmação efetiva da realização do concurso só costuma acontecer em uma data mais próxima de sua realização. Ainda assim vale a pena ficar de olho para não perder a data de uma vaga que você já deseja há um tempo.

Concursos do INSS

Os concursos do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – ainda não têm as suas datas definidas, mas vale a pena ficar de olho neles. Isso porque eles são considerados os maiores e mais importantes concursos a serem realizados no ano que vem, principalmente com o anúncio de cortes de diversos concursos por conta da crise que o nosso país vem enfrentando nos últimos anos.

Apesar da confirmação oficial com a divulgação de datas ainda não ter chegado por parte do órgão governamental, já se sabe alguns detalhes sobre os concursos que vão ser realizados pelo INSS.

Até o momento, o que se sabe é que, para 2017 vai haver a abertura de uma grande quantidade de vagas para os concurseiros de plantão para dois cargos diferentes com salários bastante atrativos, principalmente tendo em vista a conjuntura econômica e política atual.

Os cargos que vão estar com vagas abertas em concurso em 2017 vão ser para Técnico do Seguro Social, com salário de R$ 5.007 e exigência de nível médio e também para Médico Previdenciário, com salários de R$ 9.890 com exigência de nível superior. O número exato de vagas ainda não foi divulgado pelo INSS, porém a estimativa é que abram para o próximo ano o equivalente a cerca de 4.700 vagas,

Quem se interessar pelo concurso deve sempre ficar de olho nas últimas notícias para não perder as datas quando o edital oficial for divulgado.

Uma dica para ter noção do que estudar e para começar a se preparar desde já é procurar por editais e provas antigas, de maneira a ter uma base para seus estudos e não perder tempo – que poderia estar sendo utilizado com estudos – esperando sair o edital oficial de 2017.

Concurso do Banco do Brasil

Sem dúvida alguma, os concursos oferecidos pelo Banco do Brasil são alguns dos mais procurados e desejados pela população. Isso porque o banco é conhecido por oferecer altos salários e benefícios invejáveis, além da já tradicional garantia de estabilidade no emprego.

Todo esse conjunto de características, bem como o fato do Banco do Brasil ser uma das instituições mais respeitadas de todo o país, acabam fazendo com o que os concursos para fazer parte do quadro de funcionários do banco têm a previsão de ser um dos mais concorridos concursos a serem realizados em 2017.

Bem como o concurso do INSS, até o momento as datas de realização dos concursos do próximo ano ainda não foram divulgadas pela instituição e quem está interessado em conseguir algo por lá deve ficar de olho sempre para não perder as datas de inscrição e de realização da prova.

Uma dica é ficar de olho no próprio site da organizadora dos concursos, que é a mesma todos os anos. Dessa forma você não vai perder nenhuma novidade que pode passar batida pelos veículos de notícia. Para a participação na prova o Banco do Brasil costuma cobrar uma taxa, mas quem se enquadrar nas características especificadas no edital consegue solicitar isenção da mesma.

Assim como no concurso para as vagas do INSS, não é preciso esperar a divulgação do edital oficial de 2017 para começar a se programar.

Isso porque pelos editais antigos que estão disponíveis na internet é possível captar o conteúdo programático das provas, que não deve ser muito alterado para o próximo concurso. Como a prova é uma das mais disputadas, perder tempo é algo que você não pode fazer caso deseje ter chance.

Entre os benefícios de vagas dentro do Banco do Brasil estão Vale Refeição e Alimentação com uma quantia acima do valor que costuma ser praticado no mercado, participação nos lucros da empresa e também a estabilidade financeira e profissional, que nunca é garantida em qualquer empresa da iniciativa privada.

Concurso dos Correios

O concurso que é realizado pelos Correios costuma ser um dos maiores do país. Isso porque ele tem abrangência nacional e atrai milhares de pessoas de todos os estados do Brasil, o que o torna uma opção bastante atraente, mas também muito concorrida. Afinal de contas, quanto maior o número de inscritos em um determinado concurso, maior vai ser a concorrência final do mesmo.

Entre as vantagens das vagas de emprego oferecidas pelos Correios estão principalmente os altos salários, que costumam ser acima do valor praticado pela média da iniciativa privada, e que acabam atraindo um número cada vez maior de candidatos.

Com a crise do país, se você está pensando em prestar o concurso dos Correios em 2017 é bom começar a se preparar – bem – desde já. Isso porque o esperado é que a concorrência aumente bastante por conta dos inúmeros desempregados qualificados do país que desejam uma garantia de estabilidade.

As provas ainda não contam com datas oficiais para acontecer, já que as mesmas ainda não foram divulgadas pela instituição. Porém, o esperado é que as provas aconteçam no início do segundo semestre, o que é uma boa notícia para quem deseja prestar a prova já no ano que vem e deseja se preparar, já que até lá tem uns bons meses pela frente.

Uma dica é pegar editais antigos para ter uma ideia do conteúdo programático que é utilizado pelos Correios e usar o arquivo como base para começar a se preparar até a divulgação do edital oficial. Para não perder a data, é importante ficar sempre de olho para ver se não aparece nenhuma novidade.

Concurso da Petrobras

A Petrobras pode ter passado por um período de crise no último ano por conta de todos os escândalos envolvendo esquemas de corrupção entre o alto escalão que gerencia o órgão governamental.

Mesmo assim continua sendo uma ótima opção para quem deseja cargos com bons salários e que garantem a estabilidade empregatícia dentro deste momento de crise, no qual a insegurança tem prevalecido para o trabalhador da iniciativa privada.

Independente de tudo o que aconteceu no ano passado, a Petrobras ainda continua como uma das instituições mais procuradas e desejadas pelos trabalhadores, atraindo pessoas de todos os estados que buscam as ótimas oportunidades de emprego, com benefícios de fazer inveja.

As datas oficiais e os cargos que vão estar disponíveis para 2017 ainda não foram divulgadas oficialmente pela empresa. Porém, o que se espera para o próximo ano é que as oportunidades vão ser bastante atraentes para pessoas que desejam uma nova oportunidade ou mesmo que desejam sair de seus empregos convencionais e tentar perspectivas mais garantidas, mas ainda assim proveitosas.

E uma boa pedida para não ficar para trás é começar a estudar desde agora. Como o edital oficial do concurso ainda não foi divulgado, vale a pena pegar os documentos antigos que estão disponíveis online e começar a olhar o conteúdo programático que foi cobrado nos últimos anos, já que ele não costuma mudar muito de um ano para o outro.

Afinal de contas, os concursos da Petrobras reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil e é bastante concorrido. Exatamente por isso não dá para perder tempo e é importante que você comece a estudar desde agora para ter uma boa chance de aprovação. Para não perder nenhuma data, é importante sempre se manter atualizado com as novidades e buscar ficar de olho no lançamento do edital oficial.

Concursos do IBGE

Sair da iniciativa privada e conseguir alcançar a tão almejada estabilidade empregatícia e financeira é, sem dúvida alguma, um dos grandes desejos do brasileiro. E uma das melhores formas de se fazer isso em nosso país é ingressar na iniciativa pública, que oferece cargos bastante atraentes com salários satisfatórios e ótimos benefícios para seus colaboradores.

E uma instituição que promete boas vagas para 2017 é o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sempre bastante concorrido, o concurso do IBGE costuma ser bastante aguardado pelos concurseiros de plantão que desejam uma boa oportunidade de emprego.

O esperado para o próximo ano é que uma grande quantidade de vagas seja aberta para concursos e que os salários sejam acima da média da iniciativa privada e bastante atraentes e satisfatórios.

Até o momento os concursos a serem realizados pelo IBGE não têm datas definidas e divulgadas pelo órgão. Porém, para se preparar de maneira a enfrentar com chances a grande concorrência é importante começar a se preparar desde já e acompanhar de perto o lançamento de novos concursos, tudo para não perder as datas do edital e nem de inscrição.

Uma dica para ter uma base na hora de estudar antes da divulgação do edital oficial do concurso é buscar na internet o edital de provas anteriores.

Isso porque o conteúdo programático não costuma mudar muito de um ano para o outro e pode ser uma ótima base para você não perder tempo e começar a estudar desde agora, tudo para aumentar as suas chances de aprovação. Afinal de contas, quando falamos de situações extremamente concorridas, estudar um pouco mais nunca é demais, não é mesmo?

Concursos do TRE

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral – é uma das instituições de destino de desejo de muitas pessoas que prestam concurso. Isso porque o órgão governamental que é responsável pelo gerenciamento das eleições que são realizadas no país sempre oferece vagas com ótimos benefícios para seus colaboradores.

E a tradicional estabilidade empregatícia e também salários bastante satisfatórios. Tudo isso acaba aumentando o número de interessados nas provas do TRE, o que acaba aumentando a concorrência do concurso.

Uma das mais importantes instituições de todo o Brasil, o TRE atrai milhares de interessados pelo território nacional e pode ser uma ótima opção para quem deseja ingressar na iniciativa pública. O edital oficial dos concursos a serem realizados pelo TRE no próximo ano ainda não foi divulgado, mas vale a pena ficar de olho nas novidades caso você tenha o interesse de conquistar uma vaga na instituição.

A expectativa é que concursos para vagas relativas ao TRE ocorram em todas as regiões do Brasil, o que acaba tornando o concurso um dos maiores do país. Para começar desde já e aumentar as suas chances frente a grande concorrência, uma boa pedida para ter uma base de estudos é pegar o edital dos últimos concursos que foram realizados.

Isso porque no documento você vai conseguir encontrar o conteúdo programático que foi cobrado para as últimas provas e ter ideia do que esperar para o próximo ano até conseguir ter acesso ao edital oficial do TRE para 2017. Isso porque o conteúdo cobrado neste tipo de concurso não costuma variar muito de um ano para o outro.

Exatamente por isso, pegar editais antigos é uma ótima alternativa para não perder tempo e começar a se preparar agora. Afinal de contas, quando falamos de provas, estudar e estar preparado nunca é demais, não é mesmo?

Concursos do TRT

O TRT – Tribunal Regional do Trabalho – é uma ótima opção de instituição para quem deseja ingressar em um bom cargo dentro da iniciativa pública, principalmente se deseja uma opção que seja mais atraente do que aquela que costuma ser apresentada pela iniciativa privada.

Bem como os concursos do TRE, aqueles que são oferecidos pelo TRT também costumam atrair milhares de pessoas em todo o território nacional por conta das ótimas vagas – com salários bastante satisfatórios – que são oferecidas todos os anos.

As datas oficiais da realização dos concursos para 2017 ainda não foram confirmadas, bem como o edital do concurso.

 Porém, é possivel sempre ter uma ideia do que esperar dos próximos concursos tendo como base aquilo que foi cobrado nas provas anteriores, já que o conteúdo não costuma mudar muito de um ano para o outro geralmente.

 Para conseguir ter acesso a essas informações basta procurar na internet pelos editais antigos, pois lá você vai encontrar informações sobre o conteúdo programático das provas realizadas em anos anteriores e poder se preparar.

É válido ressaltar que os concursos do TRT costumam ser bastante democráticos. Isso porque há opções de vagas tanto para pessoas de nível médio, quanto para aquelas de nível superior, o que aumenta a concorrência por aumentar o espectro de pessoas que são contempladas pelas opções disponíveis para concurso.

Um detalhe bastante interessante dos concursos que são realizados pelo Tribunal Regional do Trabalho é que nele, todos os primeiros colocados – que são convocados para as vagas disponíveis em concursos – são submetidos a um treinamento realizado pelo órgão do país, tudo para que consigam ser realmente aptos para o exercício da função para a qual se candidataram.

Já os segundos colocados sempre passam por uma avaliação de títulos para ver se suas qualificações são realmente aquilo que o TRT estava procurando para o preenchimento de suas vagas.

Concursos da Receita Federal

Sem dúvida alguma, os concursos realizados pela Receita Federal são os mais conhecidos em todo o país. Isso porque o trabalho de fiscal atrai muita gente interessada nos salários extremamente atraente e nos benefícios que são consideravelmente superiores àqueles que são oferecidos dentro da iniciativa privada.

Considerado um dos maiores e melhores concursos realizados em todo o Brasil, o concurso da Receita Federal conta com vagas para diferentes ocupações e salários bastante atraentes. E para 2017 não vai ser diferente, já que o esperado é que abram vagas para todos os níveis e ocupações.

Os cargos que vão estar abertos para disputa por meio de concurso são os de Auditor Fiscal, com um salário de R$ 14.965 por mês e exigência de nível superior, de Analista Tributário, com salário de R$ 9.629 por mês e também exigência de nível superior.

Outro cargo importante é de Técnico Administativo, com salário de R$ 3.671 por mês e exigência apenas de nível médio, o que acaba tornando o concurso mais acessível para diferentes camadas da população.

Como as datas oficiais do concurso ainda não foram divulgadas pela Receita Federal, bem como o edital do mesmo, vale a pena ficar sempre de olho caso você queira uma vaga. Isso porque o esperado é que a divulgação das informações a cerca da prova sejam divulgadas em breve.

Como o concurso da Receita Federal costuma ser, de longe, um dos mais disputados do país, é importante que você se concentre em estar bem preparado, já que a exigência para com os candidatos é bastante grande e a concorrência é maior ainda.

Exatamente por isso, é importante que você comece a estudar já, ao invés de esperar a divulgação do edital oficial do concurso para começar. Uma boa pedida para ter uma base para seus estudos é buscar saber o que foi cobrado em provas antigas. Isso porque o conteúdo que é cobrado nos concursos não costuma mudar muito de um ano para o outro.

Para conseguir ter esta informação basta buscar na internet pelos editais de concursos antigos, pois lá você vai conseguir encontrar todo o conteúdo programático cobrado no ano anterior. Dessa forma, até que seja divulgado o edital oficial você consegue começar a se preparar para não ficar para trás.

Afinal de contas, quando falamos de um dos concursos mais almejados e disputados do país, todo estudo e preparação não é demais, não é mesmo? Prova disso é o fato de inúmeros profissionais largarem até o próprio emprego para se dedicar de maneira exclusiva aos estudos.

Tudo para conseguirem se colocar de maneira competitiva nos concursos e aumentar as chances de conseguir a tão sonhada vaga na iniciativa pública com altíssimos salários, como aqueles de Auditor Fiscal.

Se você está com dificuldade de estudar por conta própria, uma ótima pedida são os cursos preparatórios que são desenvolvidos especialmente para quem deseja ingressar em um concurso público concorrido e abordam todo o conteúdo programático que você precisa aprender, de forma a aumentar consideravelmente as suas chances de ingresso.

 

Saiba quais concursos serão abertos em 2017
3 (60%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.