Saia na frente! Saiba como organizar tempo para estudar mais!

Tempo de leitura: 6 minutos

A boa gestão do tempo é a chave para o sucesso acadêmico e você estudante ou concurseiro precisa aprender isso o quanto antes. Os melhores alunos não são necessariamente os mais inteligentes, mas sim aqueles que sabem como organizar tempo para estudar mais.

Quando você aprender como otimizar seu tempo, ele será seu amigo, em vez de seu inimigo. Embora isso soe como algo difícil e desafiador, não se preocupe, é uma tarefa simples e uma questão de hábito.

Uma vez dominada, a organização do tempo levará a um melhor proveito de suas atividades acadêmicas e cotidianas, fazendo com que você execute suas tarefas com menos estresse, menos desorganização e menos frustração. Além é claro, de resultar em notas mais altas ao longo do ano escolar e a tão sonhada aprovação naquele concurso público. Por isso, acompanhe o post para aprender como organizar tempo para estudar e saia na frente!

1. Faça um diário de suas atividades e aprenda como organizar tempo para estudar

Fazer um diário a fim de estudar suas atividades é o primeiro para a organização dos estudos, pois permitirá uma visualização clara de como você usa seu tempo no dia a dia. Por uma semana, anote todas as suas atividades: trabalho, escola, tarefas domésticas, suas refeições, hora de dormir e até mesmo seu tempo livre com os amigos e familiares.

E uma vez feito isso, veja os horários que você pode usar para os estudos, tanto os horários livres ou os que permitem uma flexibilidade a fim de garantir mais tempo para suas tarefas acadêmicas. Você pode fazer isso à moda antiga usando papel e caneta ou usar ferramentas digitais disponíveis para smartphones, tablets e computadores.

2. Construa um cronograma

Uma vez que você tenha em mente os horários livres para os estudos, é hora de desenvolver um cronograma. Use notas detalhadas em cores vivas e chamativas e cole-as em uma agenda e em um calendário, lembrando-o que naquele dia e horário específico é hora de estudar.

Lembre-se de deixar esse cronograma sempre à vista, isso faz com que ele pareça ainda mais importante do que já é, como uma data de aniversário importante que você não pode esquecer. Além disso, uma boa dica é anotar que assunto você pretende estudar naquele período, pois você organiza tempo mais do que suficiente para cada uma das diversas matérias.

3. Siga o cronograma

Um cronograma de estudos só funciona se você segui-lo consistentemente. Assim, tente desenvolver um que você seja capaz de seguir, cumprindo suas sessões fielmente. Não se sinta culpado ou frustrado se não conseguir acompanhar o cronograma, e tenha em mente que com o decorrer do tempo você pode adaptá-lo de acordo com suas necessidades e métodos de estudo

Embora seja tentador ignorar o cronograma quando não há uma prova batendo à porta, esforce-se para segui-lo, pois isso te ajudará na preparação para quando ela chegar, fazendo com que você obtenha êxito na sua resolução.

4. Determine suas metas de estudo

Ao começar a semana, defina o porquê de estudar e qual o objetivo que você deseja alcançar. Você quer aumentar o coeficiente de rendimento estudantil? Você está preparando-se para aquele grande concurso ou vestibular? Se seus estudos são voltados para um importante exame em longo prazo, alterar seu cronograma de estudo para que termine cerca de quinze dias antes da data do teste é uma boa dica, pois assim sobra tempo para revisar os conteúdos e resumos importantes, por exemplo.

No entanto, se não há nenhum exame próximo, use seu tempo de estudos para aprender sobre um conteúdo a frente, a fim de entender melhor a matéria e esclarecer suas dúvidas durante a próxima aula. O que queremos dizer é que você precisará adaptar seu cronograma dependendo dos objetivos que deseja alcançar, por isso, analise suas metas em cada sessão. 

5. Encontre um ambiente de estudo produtivo

Encontrar um espaço para estudar de forma produtiva é mais do que apenas achar um lugar tranquilo. Todos têm um lugar onde são capazes de se concentrar nos estudos e maximizar seu tempo, seja um quarto, um café, uma biblioteca ou qualquer ambiente sem muitos ruídos. No entanto, tenha em mente que parte da escolha de um espaço de estudo ideal é antecipar potenciais distrações daquele lugar.

É essencial que o ambiente seja bem iluminado, calmo e permita que você concentre nos conteúdos sem desatenções. Alguns estudantes preferem estudar sozinhos, enquanto outros conseguem se sair melhor se estiverem um grupo de colegas. Encontre a sua melhor maneira e lembre-se que o importante é planejar-se, conseguindo um bom ritmo e rendimento, evitando espaços que levem à procrastinação e preguiça.

6. Faça intervalos

Estudos e pesquisas mostram que a grande maioria dos estudantes só consegue se dedicar com qualidade a uma tarefa por cerca de 90 minutos, sendo necessário após isso, um intervalo entre 10 e 15 min para conseguir o mesmo desempenho.

Assim, não estude horas e horas a fio, faça pequenos intervalos entre as disciplinas. Outro item importante é a qualidade do descanso, navegar nas redes sociais ou assistir televisão são atividades que tiram o foco, de modo que desmotivam a voltar para os estudos. Então, encontre uma maneira de descansar a mente sem perder o foco, seja tirando um cochilo rápido, relaxando numa poltrona confortável ou até mesmo fazendo um lanchinho esperto na cozinha. Assim, você consegue retomar as sessões de estudo com a mesma dedicação anterior.

A maioria dos estudantes começa cada novo semestre com altas expectativas, sonhando com o sucesso nos estudos, a aprovação nos concursos e notas altas nos trabalhos acadêmicos, mas o que acontece é que nem sempre é fácil tornar isso realidade.

Se você não aprender como organizar tempo para estudar e criar uma rotina para isso, o fim do semestre vai chegar e suas expectativas e planos não serão alcançados. É necessário gerenciar cuidadosamente o seu tempo de estudo em uma base diária, semanal e semestral para que não se meta os pés pelas mãos e tudo se concretize.

Esperamos que essas dicas te motivem a organizar seu tempo de estudos e te ajude a alcançar suas metas. Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também aprendam como organizar tempo para estudar de maneira simples e eficaz!

Saia na frente! Saiba como organizar tempo para estudar mais!
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.