Questões mais recorrentes nas provas de matemática

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos se mostram como uma das alternativas mais procuradas por trabalhadores de todo o Brasil na hora de conseguir um emprego, algo que acontece por uma série de motivos variados.

Entre eles, um dos principais motivos que tem motivado o aumento pela iniciativa pública é a crise que toma conta do Brasil há um tempo já e que não apresenta sinais de ir embora tão cedo.

Afinal de contas, dentro do período atual brasileiro, a verdade é que a estabilidade que é oferecida pelos cargos públicos nunca foi tão atraente quanto é hoje, em um momento que a sensação de instabilidade e insegurança tomam conta de quem trabalha dentro do setor privado.

O que em grande parte tem acontecido pelos cortes de gastos, o que inclui cortes de pessoal, dentro de empresas privadas, decorrente dos efeitos causados pela crise.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre as questões e também os assuntos que são mais recorrentes dentro das provas de matemática de concurso público.

Tudo para que você consiga estudar com precisão os assuntos que mais são cobrados dentro do assunto nas provas de concurso público e aumente cada vez mais as chances de ser aprovado para aquela vaga que você sempre sonhou em conseguir.

Afinal de contas, quando falamos de concursos concorridos, cada pequeno ponto é capaz de fazer a diferença e estudar nunca é demais.

Descubra quais são as questões e os assuntos mais recorrentes nas provas de matemática

Quando falamos de provas de concursos públicos é preciso ter a consciência de que uma nunca vai ser igual a outra. Isso porque para cada vaga é realizada uma prova diferente, com cobranças diferentes e também com um nível de dificuldade diferente.

Afinal de contas, há concursos para todos os níveis de escolaridade, desde o nível fundamental até o nível superior, de forma que cada exigência vai apresentar uma prova com uma dificuldade diferente e que seja condizente com o nível de conhecimento que é cobrado para a vaga.

Afinal de contas, é preciso dar chances justas para todos aqueles que prestam um concurso público e uma forma de fazer isso é adequando a dificuldade da prova para cada vaga e para as suas exigências, principalmente no que diz respeito a escolaridade.

Porém, independente da vaga para a qual você está concorrendo e também o seu nível de escolaridade, há uma coisa que há em comum entre todas as provas de concursos públicos.

O que há em comum entre elas é que todas as provas, independente do concurso que você esteja prestando, vão possuir uma prova de matemática, ou seja, um conjunto de questões que aborde questões relativas a lógica e também a matemática, de forma que o assunto deve ganhar um certo destaque na hora de seus estudos, principalmente porque o assunto não costuma ser muito o forte de pessoas que tem uma formação voltada para humanas.

Isso acontece porque as provas de concursos públicos possuem uma estrutura bem definida que é aplicada para todas as vagas, apenas sendo feitas as devidas adaptações.

Dessa forma, não importa se você está prestando um concurso para faxineiro ou para fiscal da receita, você vai ter uma prova com questões objetivas de múltipla escolha com uma parte que tenha questões de matemática. O que vai mudar é a dificuldade da prova em questão.

Dentro desse contexto, vale a pena saber que dentro das provas de matemática há uma série de conteúdos que são cobrados com certa recorrência, de forma que de maneira geral o assunto é sempre o mesmo, o que muda é a forma de abordagem das questões de forma a não fazer sempre a mesma prova todos os anos.

Levando tudo isso em consideração, para dar aquela potencializada nos estudos, vale a pena saber quais os assuntos são mais recorrentes dentro do concurso.

Afinal de contas, ter essa consciência aumenta e muito as chances de você acertar questões que normalmente acabaria perdendo. Vale ressaltar que aqui separamos os conteúdos que mais são cobrados em provas de matemática dentro de concursos com exigência de nível superior.

Caso você esteja prestando concursos para níveis de escolaridade mais baixos, a exigência de conteúdos mais básicos é a mesma, porém os conteúdos mais complexos são deixados de fora.

Dentro de concursos públicos é preciso ter a consciência de que o mais frequente dentro de questões de matemática é a cobrança daquilo que é conhecido como matemática básica. Ou seja, a matemática que você aprendeu entre a 5ª série – hoje 6º ano – e o 3º colegial, que é quando você se forma no colégio.

Sendo assim, há uma pequena lista de assuntos que é cobrada em concursos e que permite um amplo espectro de questões, de forma que devem entrar na sua lista de estudos.

São eles trigonometria básica – estudo de figuras planas -, porcentagem, razão e proporção, sistema métrico decimal, equações do primeiro e do segundo grau, regra de três – tanto a simples quanto a composta -, produtos notáveis, divisão proporcional e também fatoração algébrica, dentro do conteúdo que é estudado entre o 6º e o 9º ano.

Já nos assuntos que dizem respeito ao que foi aprendido dentro do que conhecemos como colegial, as questões vão girar em torno de assuntos como progressões geométrica e aritmética, função, probabilidade, análise combinatória e também juros – tanto simples quanto compostos.

Tendo tudo isso em mente e adicionando os assuntos dentro do seu cronograma de estudos, pode ter certeza que você vai tirar de letra a parte de matemática que é cobrada nos concursos públicos, de forma a conseguir ganhar uma grande vantagem entre seus concorrentes, já que matemática costuma ser uma grande dificuldade geral entre grande parte dos concurseiros, principalmente aqueles que tem uma formação e uma orientação mais voltada para humanas do que para exatas.

Lembre-se sempre de organizar um bom cronograma de estudos e se organizar bem. Boa sorte e boa prova!

Questões mais recorrentes nas provas de matemática
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.