Questões mais recorrentes na prova de conhecimentos gerais

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje, principalmente por conta da crise que o país vem enfrentando, os concursos públicos vem ganhado cada vez mais destaque. Afinal de contas, na situação atual do país cada vez mais pessoas se veem atraídas pelas condições diferenciadas que o setor público pode oferecer para os candidatos que realmente conseguirem ocupar uma vaga.

Dentro dessa perspectiva, um dos aspectos mais procurados dentro dos concursos públicos é a tão procurada estabilidade empregatícia, algo que pode ser um grande diferencial nos dias de hoje, quando insegurança é o que toma conta de trabalhadores do setor privado. Isso porque, por conta da crise, diversas empresas do setor privado acabaram se vendo obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos, o que acaba incluindo cortes de pessoal, de forma a se manterem funcionando. O que acaba gerando um clima de muita preocupação para o trabalhador.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações sobre os assuntos e as questões que são mais recorrentes na prova de conhecimentos gerais dos concursos em geral. Tudo para ajudar você a se dar ainda melhor nas provas que você desejar prestar e aumentar ainda mais as suas chances de conseguir o emprego no setor público que você sempre sonhou.

Descubra quais questões e assuntos são mais recorrentes dentro das provas de conhecimentos gerais

As provas de concursos para cargos diferentes costumam apresentar questões bastante diferentes entre si, de forma que as provas não sejam iguais e tenham níveis de dificuldade que sejam condizentes com os cargos que estão representando.

Afinal de contas, em provas de concursos há opções de vagas para nível fundamental, nível médio e nível superior, de forma que cada uma dessas provas precisa ter um nível de dificuldade que seja condizente com o nível de escolaridade do profissional que está cursando a prova em questão.

Dentro desse contexto, uma coisa que todas as provas de concursos têm em comum é que elas possuem questões que abordam assuntos de conhecimentos gerais. Isso porque as provas de concurso público possuem uma estrutura muito bem definida e que é reproduzida – com as devidas adaptações – nas provas de concursos variados, para as mais diversas vagas com as mais diversas exigências de escolaridade.

Dessa forma, na hora de prestar um concurso público é preciso ter a consciência de que vai enfrentar uma prova com questões de múltipla escolha que vão ser divididas entre língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, de forma que a dificuldade e a complexidade de cada conteúdo cobrado vai depender das exigência da vaga para a qual você se inscreveu.

E mesmo que haja variações entre o conteúdo que é cobrado em cada prova e também entre as questões propriamente ditas, a verdade é que há um conjunto de conteúdo e questões que costumam ser bastante recorrentes dentro das provas de concurso público.

Dessa forma, para dar uma melhorada no processo de estudos, uma boa pedida é selecionar esses conteúdos e não deixar de estudá-los, de forma a garantir ao menos os conteúdos que são recorrentes e que sempre aparecem em praticamente todos os concursos.

Afinal de contas, há uma limitada de assuntos que podem ser cobrados dentro de uma prova de conhecimentos gerais e é preciso ter essa consciência na hora de estudar para uma prova de concurso, independente de qual seja ela e da concorrência da mesma.

Esse é o primeiro passo para não se desesperar, o que aumenta consideravelmente as suas chances de conseguir uma aprovação final.

Levando tudo isso em consideração, é importante saber quais assuntos mais cobrados são estes. Dentro do contexto de questões de conhecimentos gerais há também questões de atualidades e é preciso ter isso em mente, de forma que é importante que você esteja ciente do que está acontecendo no mundo no período do concurso.

Porém, tudo isso sem esquecer que questões de conhecimento histórico também são muito importante e esquecer delas é um erro muito comum dentro de concursos.

Além disso, dentro das questões de conhecimentos gerais, alguns dos assuntos mais cobrados giram em torno de assuntos relativos à história contemporânea, geopolítica, geografia ambiental e também geografia econômica, de forma que as especificidades dentro destes campos de conhecimento podem variar muito dependendo do nível do concurso e da vaga a qual você pleiteia.

Dentro dessa perspectiva, os subtemas que aparecem com frequência nas questões de conhecimentos gerais dentro desses assuntos mencionados acima estão questões sobre o terrorismo, principalmente questões relacionadas ao Oriente Médio, questões sobre o Pré-Sal, sobre a política nacional e também sobre saúde e saneamento básico, e também questões que abordem assuntos relativos a IDH, ao Mercosul, a globalização e também a exportações, bem como questões que envolvam a geografia brasileira, principalmente a do Nordeste brasileiro.

Tendo tudo isso em mente, você consegue dar um enfoque maior dentro de seus estudos para as questões que costumam ser mais recorrentes – sem deixar de dar atenção também ao resto – para garantir que pelo menos uma parte das questões que envolvam conhecimentos gerais já estejam mais tranquilas para você.

Afinal de contas, quando falamos de concursos públicos a verdade é que cada simples ponto conta e pode ser a grande diferença entre conseguir a vaga ou precisar tentar mais um ano, algo que depois de tanto estudo ninguém deseja fazer.

Por isso mesmo, não perca tempo e se concentre também no estudo de questões que envolvam conhecimentos gerais, porque a verdade é que esse ponto em específico é um dos grandes pontos fracos de grande parte dos candidatos dos concursos.

Isso porque muita gente acaba se concentrando demais nas atualidades e esquece de estudar conteúdos de conhecimento mais histórico.

Um grande erro, já que questões dos dois tipos aparecem sempre misturadas nas provas e ter esse conhecimento mútuo é essencial para se dar bem nos concursos e conquistar a sua vaga no setor público que você sempre sonhou em conseguir. Elabore um bom cronograma e estude-o. Boa sorte e boa prova!

Questões mais recorrentes na prova de conhecimentos gerais
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.