Quais os critérios de avaliação da prova prática?

Tempo de leitura: 6 minutos

Provavelmente você já deve ter olhado várias opções de processos seletivos para concursos públicos e percebido que há mais de um filtro para o ingresso além da prova teórica. Já deve ter se perguntado também quais os critérios de avaliação da prova prática. Então, vamos tentar entender onde e quando se aplicam.

Não é difícil imaginar que cargos específicos guardam avaliações específicas. Levemos em consideração que você queira ser um professor de inglês e esteja participando de uma seleção para o cargo, é meio difícil imaginar que após o teste teórico não haja alguma forma de verificar se realmente tenha esse conhecimento.

A diferença é a escolha. No final das contas quando você pensa em quais são os critérios de avaliação da prova prática, na verdade deve fazer ideia do que vem na sequência logo após a aplicação da primeira fase.

Como dito anteriormente, da mesma forma que é difícil imaginar um cargo específico sem um teste para medir a proficiência do candidato, é igualmente difícil pensar que alguém se candidate para a vaga sem esperar por um.

E quais são os critérios de avaliação da prova prática?

Vamos então figurar no quanto é importante atender aos critérios de avaliação da prova prática e sua provável aplicação de concurso para concurso.

Vamos saber quais são os critérios de avaliação da prova prática em sua forma mais básica:

Ser aprovado na prova teórica

É o primeiro e mais importante passo. Sem ele não há como nem ao menos ser elegível para tentar participar de uma prova prática. Mas ser aprovado no processo seletivo que testa os conhecimentos na primeira fase é a porta de entrada que vai possibilitar ao candidato participar de uma seleção mais criteriosa, que é a aplicação prática dos conhecimentos.

Antes, lógico, é bom entender que ser aprovado é imprescindível, mas não o suficiente. Há um número limitado de vagas e um dos critérios de desempate para isso são as notas. As maiores notas terão prioridade para seguir em frente e participarem.

Os candidatos melhores classificados na prova objetiva, mesmo que empatados na ultima posição disponível para a vaga ainda assim estarão habilitados para a prova prática.

Documentação correta

Se for necessário mudar algum dado importante ou documentação antes da execução da prova prática, é preciso solicitar um formulário específico que deve ser entregue ao fiscal assinado pelo candidato. Quaisquer divergências ou documentos faltantes podem ocasionar a eliminação antes mesmo de realizar a avaliação.

Agora, vamos ter ideia de quais os critérios de avaliação da prova prática mais específicos:

Funções

Algumas funções necessitam de uma habilitação específica. Para os cargos geralmente liberados em São Paulo temos uma sorte enorme de critérios de avaliação de prova prática que são únicos.

Arquivologista

É a pessoa que organiza e sistematiza os documentos, desde todo o seu processo, procurando manter a salvo e guardado num acervo para que seja disponibilizado ao público de forma permanente.

O candidato precisa ter o ensino superior e, na aplicação da prova prática, saber analisar, na frente de uma banca, documentos e arquivos, que sejam permanentes ou não.

Especialista Cultural – Tradução

O candidato precisa ter domínio em um idioma estrangeiro e deve realizar a tradução do português para um idioma específico de documentos, cartas, textos entre outros, alem de servir como tradutor e intérprete, orientando um público específico que não domine o português.

Os critérios de avaliação da prova prática são, primeiramente atender ao pré-requisito de ter o ensino superior em Licenciatura ou Bacharelado em Letras. A prova prática se definirá pela tradução de um documento realizada pelo candidato para o idioma indicado solicitado pela banca.

Professor

Responsável por dar aulas aos alunos da rede pública de ensino (seja fundamental ou médio) e deve realizar a preparação e aplicação do conteúdo da docência procurando lecionar da melhor e mais eficaz maneira possível.

Ter ensino superior em Pedagogia, bacharelado ou Licenciatura e ministrar aulas de testes para alunos e logo após, ser entrevistado pela banca examinadora são os critérios de avaliação da prova prática.

Motorista

É responsável pelo transporte de servidores, entrega e recolhimento de documentos, e serviços em local e hora determinados, bem como pela condução de veículos pesados e carretas, seguindo as instruções para o transporte de cargas.

Conduzindo-os conforme itinerário estabelecido, solicitando manutenção e controlando a quilometragem e zelando pela sua limpeza e conservação.

Operador de máquinas

Os candidatos que se preparam para essa vaga ficam responsáveis pela operação de máquinas (como retro-escavadeira, pá-escavadeira, trator, usina de asfalto entre outras) seguindo todas as especificações para o cargo, cuidando da conservação da maquina, procurando a melhor forma de exercer sua função.

Os critérios de avaliação da prova prática constam na atividade das tarefas que são propostas pelo cargo, diretamente. Com a avaliação de um fiscal que verificará a habilidade do candidato à vaga.

Instrutor de cursos de promoção social

A função requer organização e promoção de oficinas que apliquem atividades relacionadas a ações sociais.

Geralmente demandados pelas secretarias do estado, esse cargo envolve conhecimento com artesanato, como: pintura em tela, pintura em tecido, crochê, bordados, tricô; além do conhecimento em confecção de artigos decorativos como cortinas e tapetes, além de toalhas e outros artigos domésticos.

A atividade requer um envolvimento do cidadão atuante, cuidado com a saúde pública e desenvolvimento de atividades voltadas às mulheres e à diversidade.

Esse profissional deve ter as habilidades para envolver famílias, atender aos indivíduos dentro de uma realidade municipal. Possuir no mínimo o Ensino Fundamental completo e noções de corte e costura, além de realizar uma prova com uma apresentação de instrução sobre um programa específico ministrado no momento da avaliação prática.

Percebeu que quando surge a questão sobre quais são os critérios de avaliação da prova prática várias especificidades são levantadas de acordo com a vaga a que você se candidatou? Ler o edital é muito mais que viável para que se tenha noção daquilo que te aguarda após a prova objetiva, pois ter a ciência do que te aguarda pode fazer com que esteja mais preparado.

Quais os critérios de avaliação da prova prática?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.