Preciso de quanto tempo para me preparar para o concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos. Além de proporcionar para o aspirante à vaga uma boa condição financeira, já que o salário é, muitas vezes, maior que o pedido pelo mercado, faz com que ele consiga um plano de carreira. Mas para começar, a pergunta que todos querem saber preciso de quanto tempo para me preparar para o concurso público?

É preciso entender antes disso com que candidatos você está competindo, com esse aumento na procura, está em alto nível, muitos deles estão na mesma busca que a sua, uma melhor capacitação e qualidade de trabalho.

E mesmo vendo a quantidade de pessoas que está interessada na mesma vaga que você, acredite, é possível formar uma rotina de estudos que te coloque alguns passos na frente deles, fazendo com que consiga focar e resolver seus problemas de uma maneira mais prática.

Mas é preciso de quanto tempo para me preparar? Primeiro de tudo é importante você escolher bem antes uma área de atuação, assim você consegue se preparar adequadamente. Tente observar o tipo de atividade que será exercida, já que aquele será seu trabalho de todo dia, saiba também da possibilidade de promoção que determinada carreira pode ter.

Preciso de quanto tempo para me preparar?

Quando está se preparando para um concurso público é muito comum que as pessoas pensem que começar a estudar antes da saída do edital, local aonde são apresentadas quais são as informações necessárias sobre a prova e os requisitos exigidos sobre os candidatos. Mas essa pode não ser uma boa estratégia para quem deseja passar no teste e conquistar o emprego.

Pode acreditar, começar a se dedicar em alguns tópicos antes da saída do edital pode ser uma ótima maneira de sair na frente e ganhar tempo na hora de se preparar, além de te ajudar a cobrir uma quantidade maior de conteúdo de uma forma muito mais produtiva, mas, claro, é necessário muito cuidado se você resolve aplicar essa técnica na sua rotina de estudos.

Estudar antes acaba sendo uma boa coisa, porque todo o tempo que você possui é muito preciso e ele não pode ser desperdiçado com o candidato parado, esperando o edital sair, o que fará com que no momento em que o mesmo for divulgado você já se sinta preparado e dentro de uma rotina de estudos.

Isso pode fazer toda a diferença, afinal, quando uma pessoa começa uma rotina de estudos é bem comum que o corpo acabe sentido dificuldades de se adequar a todo esse processo, gerando muito mais cansaço e falta de atenção nas primeiras semanas. Se você começar a se dedicar apenas com a saída do edital irá perder algumas semanas até a prova.

O edital de um concurso público, normalmente, tem que ser publicado, com antecedência mínima de sessenta dias da realização da primeira prova. Mas afinal preciso de quanto tempo para me preparar? Se você conseguir começar uns 30 dias antes do edital ser publicado já vai ganhar um bom tempo na frente dos outros candidatos para a prova.

Comece seu planejamento com uma atividade simples como consultar os editais anteriores, se você está se preparando, por exemplo, para um grande concurso, ele certamente já foi realizado antes, isso pode te dar uma boa base na hora de escolher quais conteúdos é necessário que você foque.

Conhecer os editais anteriores vai ajudar a entender quais disciplinas aparecem com frequência e quais delas vão necessitar da sua dedicação, mesmo antes da publicação do novo edital. Em geral muitos concursos são divididos entre grandes áreas como, por exemplo, administrativa, policial, tributária, técnica ou jurídica.

É necessário identificar o concurso que você está fazendo e procurar as matérias tradicionais que estão dentro daquele grupo. No caso de administrativa, é cobrado também informática e raciocínio lógico. Língua Portuguesa também é uma certeza, já que aparece em praticamente todos os concursos.

Ao entender um pouco mais de como foram os concursos anteriores e sua organização, você vai conseguir prever se a sua prova vai ter ou não uma redação ou questões discursivas. Para ambas a única alternativa é muito treino, para que chegue na hora da prova você consiga se organizar para escrever e fazer as outras questões.

Busque temas que caíram em outros anos, reescreva ou até mesmo comece escrevendo sobre notícias de atualidades, leituras de jornais, sites e revistas, pode ser uma boa alternativa, assim você ainda consegue estudar possíveis temas. Com duas redações por semana no formato pedido pelo antigo edital você já vai conseguir pegar o jeito da prova em que vai realizar.

É sempre muito importante também mostrar sua redação para alguém, seja um professor ou monitor, para que consiga receber um feedback do seu desempenho. Quando estamos escrevendo é muito comum que deixemos passar alguns erros, já que o olho acaba ficando viciado na leitura, então ele pode te ajudar a melhor seu desempenho cada vez mais.

Assim que o edital se sua prova sair é importante que você atualize seu plano de estudos, algumas matérias podem sofrer alterações, então é sempre bom você ficar ligado para que não perca tempo. Isso fará que com a questão “preciso de quanto tempo para me preparar?” se torne algo simples em sua mente depois de toda a organização.

O planejamento é realmente a alma do negócio quanto estamos tratando de estudo, então o tenha com uma das coisas mais importantes. Ele independe do tempo, mas sim de quanto você pretende se dedicar em cada um dos tópicos.

Tente fazer um quadro marcando as matérias em que você deseja focar por dia, isso por ajudar na sua organização e para que você não se perca em meio a tanto conteúdo. Sempre saiba o que vai fazer no seu dia.

Quantas horas vai estudar? Onde vai conseguir o material necessário? Você irá estudar nos finais de semana? Busque um lugar tranquilo para realizar suas horas de estudo e sempre respeite seus próprios limites.

Preciso de quanto tempo para me preparar para o concurso público?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.