Oito livros que vão te ajudar a passar nos concursos para professor

Tempo de leitura: 7 minutos

Passar em um concurso público é um sonho para muitas pessoas. Estima-se que, todos os anos, mais de dez milhões de brasileiros se preparam para disputar um cargo público.

Os concursos também são interessantes para professores: Docentes concursados possuem melhor plano de carreira, aumentos anuais, licenças e férias – sem falar na estabilidade de carreira.

Por isso, mesmo com milhares de vagas em escolas de todo o país, concursos públicos para professores são sempre concorridos.

E um dos fatores mais importantes nestes concursos é bibliografia básica solicitada para leitura dos candidatos através do edital da prova. Muitas vezes, o concurseiro se dedica tanto às questões objetivas e dissertativas, que acaba não lembrando ou tendo tempo para dedicar-se à leitura destas obras, e com isso, pode prejudicar sua pontuação final.

A bibliografia recomendada para os profissionais de cada área é definida pela banca organizadora que redige o Edital do Concurso. Cada Bancada escolhe as obras que acreditam ser necessárias para avaliação dos candidatos. Porém, existem alguns livros que costumam aparecer com certa frequência em editais.

Por isso, separamos 8 livros que irão te ajudar a estudar e se dar bem no concurso para professor.

Livros para concurso de professor de Português

1. Estética da criação verbal – Mikhail Bakthin

512 páginas, Editora WMF MARTINS FONTES

Mikhail Bakthin foi um sociólogo russo do final dos anos 20. Sua obra é lembrada principalmente pela criação do conceito de polifonia dentro da linguística.

Este livro conta com textos reunidos das três principais fases da carreira do linguista. É especialmente importante para compreender seu pensamento dentro da análise do discurso e como este ainda influencia tantos pensadores hoje em dia.

2. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura – Angela Kleiman

90 páginas, Editora Pontes.

Angela Kleiman é uma professora chilena pós-doc em linguística pela Universidade de Illinois. Atualmente é Professora Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Em seu livro “Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura”, Angela descreve detalhadamente todo o processo que envolve o ato da leitura e o indivíduo que lê. Ao longo do livro, a autora retrata os princípios que guiam este comportamento, assim como todos os mecanismos biológicos e psicológicos envolvidos nisto.

Leitura essencial para quem pretende se aprofundar na carreira de professor, principalmente de Línguas, já que terá de lidar com a leitura constante e também com desafios relacionados à déficits nesta área.

Livros para concurso de professor de Matemática

3. História da Matemática – Carl Boyer Benjamin / Uta C. Merzbach

508 páginas, Editora Blucher

Carl Boyer Benjamim foi um matemático americano, considerado um dos maiores historiadores da matemática de todos os tempos.

Neste Livro, Carl recria toda a história da matemática, iniciando desde os tempos remotos com o surgimento do pensamento com números, atravessando a história antiga, a idade média, revolução francesa, até os dias de hoje, mostrando a importante relação da matemática e suas áreas correlatas (como a engenharia e a física) com o desenvolvimento da humanidade.

Graças à sua excelente didática, este livro de Boyer é sempre muito indicado para professores de matemática, para relembrar e até se aprofundar na história dos números antes de um concurso importante, e também como material de apoio a ser utilizado dentro de sala de aula.

4. Educação matemática: da teoria à prática – Ubiratan D’Ambrosio

Editora PAPIRUS

Ubiratan D’Ambrosio é um dos maiores nomes da matemática brasileira, doutor nesta área do conhecimento, é um dos criadores da Etnomatemática.

Este livro propõe uma nova postura educacional, entendendo que o modelo tradicional de aprendizagem está falido, Ubiratan busca uma nova abordagem, levando em conta aspectos da cognição, da cultura local e muito mais.

Ao prestar concurso para uma vaga de professor em uma área tão complexa quanto a matemática, é importante o professor ter em mente novas formas de aprendizado e transmissão de conhecimento, caso estas sejam citadas na prova.

Livro para concurso de professor de Biologia

5. A Origem das Espécies – Charles Darwin

648 páginas, Editora Martin Claret

Um dos maiores nomes da Ciência, Charles Darwin revolucionou o mundo ocidental com sua teoria evolutiva no século XIX.

Tão famoso e polêmico quanto seu autor, A Origem das Espécies é leitura mais que obrigatória a todos que pretendem se aprofundar no estudo das formas de vida existentes, com maestria o naturalista traça o trajeto das espécies desde seu início genético, até as formas atualmente observadas.

Mesmo tendo sido escrito quase 160 anos atrás, em 1859, a Obra prima de Charles Darwin ainda é um dos maiores livros científicos já publicados, sua descrição da Teoria da Evolução é clara e direta. É essencial que o profissional da biologia compreenda o processo evolutivo da forma correta antes de ingressar em um concurso, então nada mais certeiro do que a leitura direto da fonte.

Livro para concurso de professor de Física

6. Ensino de Ciências – fundamentos e métodos – Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco

368 páginas, Editora Cortez

Livro direcionado a docentes que propõem atividades e abordagens de Química, Biologia e Física na sala de aula.

Livro para concurso de professor de Geografia

7. Por uma geografia nova – Milton Santos

288 páginas, Editora EDUSP

Milton Santos é considerado um dos maiores nomes da geografia no Brasil e no mundo, tendo contribuído para a renovação da Geografia brasileira na década de 70.

Em “Por uma Geografia Nova” traça uma crítica ao que era vigente na geografia de seu tempo, ao mesmo tempo em que lança a proposta de uma geografia crítica, uma nova forma de estudar e interpretar o espaço.

Milton Santos é praticamente unanimidade entre os geógrafos do país, seus apontamentos sobre o futuro da geografia mundial, e principalmente brasileira, são estudados e seguidos mesmo anos depois de sua morte. É importante que o concurseiro que opte por seguir a carreira de docência de geografia saiba quais são os desenvolvimentos teóricos que sustentam esta teoria para não ser pego de surpresa.

Livro para concurso de professor de História

8. História do Brasil – Boris Fausto

688 páginas, Editora Edusp

Bóris Fausto é um historiador e cientista social brasileiro, membro da Academia Brasileira de Ciências e ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura.

O compêndio “História do Brasil” trata toda a evolução ocorrida no país, iniciando com a colonização portuguesa, passando por todas as reviravoltas ocorridas nos séculos XIX e XX, até a redemocratização do país no início dos anos 1990.

Este livro encabeça a lista de leituras obrigatórias para concursos e vestibulares que envolvam a história do Brasil e seu povo.

A narrativa detalhada de Bóris traz todos os fatos importantes de nossa história, inclusive temas polêmicos como o abandono da escravidão dos índios pelos portugueses e a opção pelos africanos, a opção portuguesa de manter a unidade territorial brasileira, o fim da monarquia e início do republicanismo, a ditadura civil-militar, entre outros.

A Importância da Leitura do Edital

Estes são alguns dos livros mais solicitados em concursos públicos para professores pelo país. Porém, é importante ficar sempre atento aos editais, que obrigatoriamente contém as bibliografias básicas e complementares que são indicadas para o concurso especifico.

Estude o edital como se ele fosse parte da sua prova. Lá, há informações muito importantes de como ela será, como funcionará a classificação, os critérios de desempate adotados pela banca organizadora, quais os documentos serão necessários para assumir o cargo e o que pode fazer com que um candidato seja desclassificado.

Por fim, procure na internet provas dos anos anteriores e se guie por aquelas questões. Procure também por exercícios resolvidos.

Na sua programação de estudo, inclua toda a bibliografia que está no edital. É muito importante ler, compreender e interpretar as obras solicitadas.

No dia do concurso, durma bem, se alimente, não se atrase e confie no tempo que você passou se preparando para este momento. Confie em si mesmo e saiba que vaga já é sua! Boa prova!

Oito livros que vão te ajudar a passar nos concursos para professor
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.