O que vestir no dia da prova?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos são uma das alternativas mais procuradas por grande parte da população que procura uma alternativa de emprego que seja segura e que garanta a permanência fora dos índices de desemprego, que só cresce a cada dia por conta da crise econômica que tem tomado conta do país nos últimos tempos.

Junto a isso, há também a questão da estabilidade, que garante que o funcionário não seja demitido – sem razões justificadas e que possam ser provadas durante um processo -, algo que é essencial dentro do período de instabilidade que estamos vivendo em nosso país.

Mais ainda, há também os bons salários que são oferecidos na iniciativa pública e que costumam ser maiores do que aqueles disponíveis no setor privado, e também os bons benefícios, que variam de empresa para empresa e que são somados ao salário.

As características atraentes dos concursos não param por aí. Isso porque há também a questão da jornada de trabalho, que é bem respeitada e definida no serviço público, algo que não acontece no serviço privado, e também o fato de a entrada em um emprego dentro da iniciativa pública depender única e exclusivamente do seu esforço.

Afinal de contas, a aprovação em um concurso depende dos seus estudos e também dos seus conhecimentos.

Porém, os concursos são provas bastante concorridas, principalmente aquelas para ocupação de cargos com salários mais altos, por isso mesmo qualquer ponto pode fazer a diferença entre ser aprovado e ficar na lista de espera.

E um dos fatores que pode prejudicar ou ajudar muito na hora da prova, e que muitas pessoas acabam não pensando e deixando de lado por achar que é algo supérfluo é a roupa que se usa no dia da prova.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a decidir o que usar no dia da prova do concurso de forma que você não saia prejudicado e tenha o seu resultado decorrente apenas de seus estudos.

Afinal de contas, ninguém merece perder questões importantes porque a roupa estava incomodando ou porque estava se sentindo desconfortável.

O que vestir – Homens

Homens naturalmente contam com um guarda roupa com menos opções do que o das mulheres, já que o vestuário masculino costuma ser mais básico e com menos diversidade de peças.

Mesmo assim, é importante que você preste atenção naquilo que vai vestir no dia da sua prova de forma a fazer com que o seu vestuário só ajude você na hora da prova, e não atrapalhe você.

A primeira coisa a se fazer na hora de escolher a roupa para utilizar durante a prova é pensar no tempo que está fazendo do lado de fora de sua casa. Uma dica para isso é verificar a previsão do tempo em algum aplicativo no celular ou na internet antes de sair de casa.

Isso porque passar frio ou calor durante a prova, além de ser bastante desconfortável, pode fazer com que você tenha dificuldades de se concentrar, o que consequentemente vai fazer com que você perca algumas questões que podem ser importantes na hora da decisão final para a vaga.

Por isso mesmo, em caso de calor, aposte em roupas frescas e leves, e evite a cor preta. Já no frio, utilize casacos que sejam quentes, mas que também sejam confortáveis e não atrapalhem o seu movimento na hora de fazer a prova.

Uma boa dica é levar sempre um casaco leve para o local de realização da prova, mesmo que o dia do concurso esteja bastante quente. Isso porque você não tem como saber se a sala na qual você vai fazer a prova tem ou não ar condicionado.

Dessa forma, levar um casaco leve é uma garantia de que você não vai passar frio caso a temperatura dentro da sala esteja mais baixa do que o esperado e acabe desconcentrando você, consequentemente diminuindo o seu desempenho.

O que vestir – Mulheres

Mulheres contam com um guarda roupa com muito mais variações de peças do que o guarda roupa de um homem, o que pode tornar a tarefa de escolher a roupa ideal para vestir no dia da prova uma tarefa um pouco mais complexa. Porém, os princípios são os mesmos e devem ser replicados para outros tipos de peça.

A dica de olhar a previsão do tempo antes de sair de casa é também válida para mulheres. Afinal de contas, passar calor demais ou frio demais são duas situações que, além de deixar você desconfortável, também vai fazer com que o seu desempenho caia. Isso porque é muito mais difícil se concentrar quando não se está confortável e com calor ou frio demais.

Em caso de calor, vale a pena apostar em cores claras e tecidos leves. Uma dica é evitar vestidos ou saias que sejam curtos para não ficar desconfortável durante a prova e se preocupar se está mostrando mais do que devia ou não, já que vai permanecer sentada durante todo o tempo de prova.

No calor, apostar nos longos pode ser uma boa, pois são frescos e confortáveis.

Já no frio, a premissa válida para homens é a mesma para as mulheres. Isso porque o ideal é que você utilize roupas quentes e confortáveis. Uma dica é utilizar calças que tenham o cós mais alto, dessa forma você vai ficar mais confortável na hora de ficar sentada e não vai precisar se preocupar se está mostrando demais ou não.

Nos pés, a dica é investir em sapatos que sejam confortáveis e que não machuquem para que você não acabe se desconcentrando na hora da prova e acabe perdendo questões importantes. Nos dias de calor, os chinelos são ótimas opções, pois deixam os pés livres e frescos, de forma que não atrapalhe você durante a realização da prova.

Por fim, vale lembrar outra vez que as roupas são sim um detalhe importante e que devem ser levadas em consideração antes de realização de uma prova. Afinal de contas, é um momento de desconforto e de falta de concentração que pode ser a diferença entre ganhar ou perder uma questão.

O que vestir no dia da prova?
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.