O que pode cair na prova de Conhecimentos específicos de auxiliar de enfermagem

Tempo de leitura: 7 minutos

A procura por concursos públicos aumenta a cada dia. Os altos salários de algumas vagas e a promessa de estabilidade profissional oferecida são atrativos que chamam atenção dos candidatos, muito mais que empregos privados.

 

Com isso, a concorrência aumenta e vem a necessidade de se preparar melhor para atingir melhores resultados. Dessa forma, o edital se torna a maneira mais precisa de como criar um planejamento de estudos e guiar os candidatos concorrendo.

 

Mas é importante se atentar às especificações de cada edital. Cada prefeitura trabalha com características específicas para os seus concursos. Considerando, num geral, cada cargo precisa de exigências semelhantes para desempenho, por conta das funções e necessidade de conhecimento se assimilarem.

 

Para melhor aproveitar o candidato, o concurso costuma ser dividido em três provas: a prova escrita, a de títulos e a prática. Assim, os candidatos devem se preparar para encarar as provas de conhecimento geral, que funciona como a primeira forma de eliminar os candidatos, com parte de prova de conhecimentos específicos para a vaga de auxiliar de enfermagem.

 

Após isso, vem a fase da comprovação de que está apto a participar de um concurso de tal área e, para finalizar, uma prova prática.

 

Prova escrita e o que cai na prova de conhecimentos específicos para a vaga de auxiliar de enfermagem

 

Para a prova escrita, são 40 questões. As primeiras 20 são gerais, ou seja, conhecimento básico em assuntos necessários para até as vagas mais simples de concurso público. Dentre eles, temos língua portuguesa, informática, matemática e conhecimentos gerais.

 

Por isso, é importante estar antenado nas mudanças da língua e o que acontece no dia a dia é muito importante. Não podendo esquecer de desenvolver o raciocínio lógico, com a matemática. Não é propriamente contas e regras, mas sim, muita lógica para resolver problemas.

 

A outra metade da prova escrita tem como sua principal pauta conhecimentos gerais. Depois dessa, chega o momento de saber se você está mesmo inteirado no que está prestando, com a prova de conhecimentos específicos para a vaga de auxiliar de enfermagem.

 

O cargo tem assuntos em comum com auxiliar de odontologia, educador de creche, inspetor de alunos e técnico de enfermagem. Para isso, a exigência é o nível de ensino médio completo ou técnico.

 

Língua Portuguesa

Questões de interpretação de textos, além de questões básicas e avançadas de gramática são os pontos mais requeridos. Dessa forma, é importante dominar também alguns elementos gramaticais, eles ajudarão nessa tarefa. Alguns deles, essenciais como coesão e coerência, seu reconhecimento.

 

Matemática

A lógica é o elemento mais importante para essa parte da prova. Proposições, conectivos e negação de proposições compostas são as áreas que a lógica se encaixam. além disso, conjuntos são levados em conta (caracterização, pertinência, inclusão, igualdade), operações (interseção, união, produto cartesiano e diferença), além da composição de funções e função inversa.

 

As principais funções elementares (1º grau, 2° grau, exponencial e logarítmica) devem ser estudadas. As médias aritméticas e geométricas também. Além das progressões aritméticas e geométricas. Para finalizar, atenção na análise combinatória, trigonometria, geometria, matrizes e determinantes. E as tradicionais regras de três, além de também estudar juros e porcentagem.

 

Informática

Você não precisa ser nenhum gênio da informática, mas para a prova, é preciso saber o básico. E para desenvolver seu serviço também. Então, caem na prova escrita um pouco de conhecimento no Sistema Operacional Windows, Microsoft Word, Microsoft Excel, Softwares de Internet e Softwares do cotidiano, como o Outlook Express para gerenciamento de e-mail.

 

Conhecimentos gerais

Na realização desse concurso, é importante demonstrar o conhecimento sobre assuntos inerentes, relacionados a vida e a sociedade em que convivemos. É também preciso estar inteirado nos fatos e notícias, tanto em escala nacional, quanto em nível internacional. Para tal, é preciso se manter atualizado com os meios de comunicação atuais das mídias locais e globais.

 

Se manter conectado com os meios da mídia é simples, basta constantemente ter contato com jornais, revistas, internet, rádio e televisão.

 

Além disso, é comum se deparar com aspectos da culturais e de sociedade, como a artes, música, literatura, arquitetura, cinema, teatro e afins. Saber de aspectos sociais, políticos e econômicos também é importante e são conhecimentos avaliados.

 

Inovações e descobertas científicas da atualidade e os seus impactos na sociedade atual costumam cair na prova escrita. Meio ambiente e cidadania, como desenvolvimento sustentável e problemas relacionados a ecologia, além de seus aspectos no âmbito de impacto sócio-econômico.

 

Saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e alimentação saudável são pautas relevantes, assim como a geografia e história do Brasil. É comum ter um grande foco em aspectos relacionados ao município local do concurso público.

Prova de conhecimentos específicos para a vaga de auxiliar de enfermagem

Todos os setores relacionados à saúde são muito importantes para a sociedade. Dessa forma, é essencial o conhecimento na área para que a vaga seja ocupada. Não existem chances de o candidato passar para tal cargo sem um mínimo conhecimento. Com a saúde dos outros não se pode brincar.

 

Para a prova de auxiliar de enfermagem focada em conhecimentos específicos, é necessário ter ciência das políticas de saúde e do Sistema Único de Saúde, como os seus princípios, diretrizes, conceitos, normas operacionais vigentes e legislação básica. Além disso, aspectos legais e éticos da prática de enfermagem e do controle e prevenção de infecção hospitalar.

 

O cargo de auxiliar de enfermagem, se faz necessário saber as ações a serem tomadas na situação de emergência. Também ocorrem questões que abordam os procedimentos técnicos que estão relacionados a satisfação das necessidades de conforto, além de também a segurança do paciente, higiene dos ambientes e do paciente.

 

Alguns outros itens podem ser muito importantes para saber, como o posicionamento para exames, locomoção de pacientes de forma correta, assistência aos doentes em fase terminal. Outros procedimentos técnicos, como o auxílio ao tratamento e diagnóstico de certas doenças, monitoramento de sinais vitais e coleta de materiais para exame também entram em pauta.

 

Sobre medicina: vias, cálculos, dosagem e diluição, além de insulinoterapia são assuntos vigentes. Também é visto na prova questões relacionadas às técnicas de curativos e bandagens, além crioterapia e termoterapia.

 

Cuidados relacionados a enfermagem em procedimentos relacionados às técnicas específicas, de nebulização, drenagem postural, inalação, tapotagem, aspiração de secreções, oxigenoterapia sondagens, manobras de ressuscitação cardiopulmonar são assuntos que também podem cair na prova.

 

Conceito de antissepsia e assepsia, métodos químicos e físicos de esterilização, classificação de cirurgias segundo seu potencial de contaminação, prevenção e controle de infecção hospitalar e assistência de enfermagem na unidade cirúrgica.

 

 

 

 

 

O que pode cair na prova de Conhecimentos específicos de auxiliar de enfermagem
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.