O que faz um procurador de justiça?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje, os concursos públicos têm se mostrado como uma alternativa de emprego extremamente vantajosa para o trabalhador brasileiro. Em grande parte, isso se dá por conta dos efeitos que a crise que o país tem enfrentado nos últimos anos tem causado no setor privado, com grandes e diversas empresas passando por situações financeiras complicadas.

Um bom exemplo disso se manifesta nos recentes e diversos cortes de gastos, que incluem o corte de pessoal, que têm sido realizados pelas empresas do setor privado, como um reflexo claro dos efeitos da crise. Afinal de contas, essa é a única forma que diversos estabelecimentos encontraram de manterem as suas portas abertas, o que por consequência acaba criando um clima muito forte de instabilidade e de insegurança para o trabalhador.

Dessa forma, a estabilidade empregatícia que é oferecida pelo setor público é mais atraente do que nunca. Afinal de contas, a verdade é que independente do cenário financeiro do país, a verdade é que as contas para pagar não vão parar de chegar e é preciso ter a garantia de um salário no fim do mês, algo que só o setor público pode assegurar para o trabalhador.

Porém, alheios a tudo isso, há também aqueles que buscam o setor público por serem atraídos aos mesmos e por buscarem as vantagens que eles oferecem ao trabalhador. Vantagens estas que incluem salários competitivos no mercado, bons benefícios somados ao salário e também o respeito à jornada de trabalho, algo raramente encontrado dentro do setor privado e que pode fazer toda a diferença para quem busca no setor público uma oportunidade de ter uma maior qualidade de vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui um conjunto de informações que vão mostrar para você como funciona uma das profissões mais procuradas por quem deseja ingressar no setor público do Brasil: o cargo de procurador de justiça. Tudo para que você entenda melhor como funciona a rotina do profissional e também do que cuida um procurador da justiça, de forma a garantir que a sua escolha seja a melhor possível.

Afinal de contas, conseguir uma aprovação em um concurso público concorrido não é tarefa fácil, de forma que é preciso escolher com consciência e com certeza a ocupação desejada, tudo para que não perca tempo, dedicação, esforço e dinheiro na escolha da ocupação errada.

Entenda o que faz um procurador de justiça

Ao contrário do que muita gente pode pensar, não é moleza e vida tranquila que vem logo depois da aprovação do concurso. Isso porque grande parte das ocupações tem uma rotina de trabalho bastante puxada e que exige dedicação por parte do profissional, de forma que é importante ter isso em mente na hora de prestar um concurso para a vaga.

Colocando de maneira mais simplificada, o procurador de justiça vai ser o profissional responsável por atuar como uma espécie de fiscal da lei ao lado dos Tribunais de Justiça, de forma a zelar pela aplicação correta das leis dentro do sistema de revisão das decisões de primeiro grau.

Sendo assim, o procurador de justiça pode atuar em duas áreas jurídicas diferentes, se fazendo presente tanto na área cível quanto na área criminal, sendo que em cada uma delas o profissional vai ser responsável por uma atuação diferente.

Dentro da área cível, vale dar destaque a atuação do procurador de justiça sobre questões que envolvam os direitos de família, sobre propriedade, sobre temas de interesse institucional e também sobre questões tributárias e mandatos de segurança. Dessa forma, se a sua formação ou o seu objetivo profissional for dentro dessa área, você vai conseguir atuar na mesma dentro da ocupação de procurador de justiça.

Já no que diz respeito à atuação dentro do setor penal, vale ressaltar que o procurador de justiça vai atuar diretamente na análise sobre uma correta fixação de pena para cada caso criminal, bem como o regime de cumprimento da pena determinada.

Além disso, é o procurador de justiça criminal que é responsável por analisar pedidos de habeas corpus, autoria, culpabilidade e também o exame da prova do crime, de forma que é fortemente envolvido com questões de disciplina e também de processual penal.

Dessa forma, se a área criminal é o que interessa a você, também há esta possibilidade de atuação dentro do cargo de procurador da justiça.

Oportunidade de concurso

Para quem está interessado em conseguir uma boa oportunidade de concurso para o cargo de procurador de justiça, uma ótima opção é aquela que está sendo oferecida pela Câmara de São José do Rio Pardo, cidade localizada no Estado de São Paulo, de forma que é uma ótima pedida para os moradores da região Sudeste e também para aqueles que possuem a intenção de mudar para a região.

O concurso em questão abriu uma vaga para a ocupação de procurador de justiça, com um salário oferecido de R$ 4.971,23 para uma jornada de 30 horas semanais. Para a ocupação do cargo é necessário que o candidato cumpra a alguns pré-requisitos estabelecidos pela empresa que disponibilizou a vaga.

Entre eles estão a formação de nível superior completa no curso de direito com a obtenção de registro válido na OAB, bem como que haja conhecimentos de informática por parte do candidato. Caso você se encaixe nesses requisitos básicos, o concurso pode ser uma ótima pedida para você que deseja iniciar a sua carreira de procurador de justiça dentro do setor público do país.

Para aqueles que ficarem interessados pela oportunidade, as inscrições podem ser realizadas pelo site da própria empresa responsável pela organização das provas, que no caso é a SigmaRH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda.

É também no próprio site da empresa que você vai conseguir ter acesso ao edital do concurso, que nada mais é do que o documento com todas as informações que você precisa saber sobre o processo seletivo, desde local e horário das provas até o regulamento com as normas de participação no concurso.

O que faz um procurador de justiça?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.