Matérias que mais caem em concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

O concurso público serve para atestar a aptidão de seus candidatos para as mais diversas vagas no serviço público do estado. Justamente por isso, sua prova é abrangente, densa, e bem criteriosa.

Os candidatos que costumam ter as melhores notas nos concursos públicos são justamente aqueles que possuem uma excelente capacidade de organização. Assim, eles têm condições de estudar para todas as matérias que precisar, sem perder tempo com distrações cotidianas.

Não existe nenhuma fórmula específica. É necessário desenvolver suas próprias técnicas organizacionais para encaixar os estudos nas suas obrigações diárias, como faculdade, trabalho, cursos, família, entre outros.

Porém, saber o que estudar já pode te dar uma excelente vantagem, e talvez até permitir que você refaça sua estratégia para o concurso que pretende prestar.

Aqui vamos expor as matérias que caem em todos os concursos públicos. Essas você deve estudar antes mesmo do lançamento do editorial dos concursos que planeja prestar.

Língua portuguesa e interpretação de texto

A língua portuguesa sempre foi matéria de todas as provas de concurso. Um domínio avançado do nosso idioma é necessário para qualquer cargo oferecido por concurso, e são estritamente cobrados em suas devidas provas.

Além disso, mesmo as questões que não diretamente cobram a língua portuguesa, podem exigir um domínio para a compreensão da pergunta e formulação de uma resposta.

A ortografia correta e erros de acentuação e pontuação são cobrados severamente, e muitos pontos podem ser retirados de certas questões por esses erros.  Entre outras matérias, a flexão e concordância verbal são umas das mais vistas frequentemente.

Muitos concursos, porém não todos, possuem provas de redação. Além do tema pertinente a redação, serão retirados pontos por qualquer erro de ortografia e gramática cometidos pelo candidato, então a atenção nessa parte deve ser redobrada.

Informática

Em diversas provas de concurso público, a informática é praticamente tão cobrada quanto a língua portuguesa. São poucos os cargos que não necessitam de uso constante de um computador, exigindo então completo domínio dos candidatos nessa área em específico.

Dentro da informática, o grande enfoque dos concursos públicos está na parte de sistemas operacionais (como o Microsoft Windows e Ubuntu), e softwares de uso comum, como Microsoft Excell, Word e Powerpoint.

Para outros concursos pode ser cobrado uma gama maior de Softwares, conhecimento básico a intermediário de programação, e até mesmo conhecimento da parte física de uma máquina (conhecida como Hardware).

No entanto, na maior parte dos concursos, o conhecimento exigido é de nível básico a intermediário, não necessitando de nenhuma especialidade na área.

Questões de raciocínio lógico

A banca que corrige as provas tem já subentendido que os candidatos que conseguem mais logicamente resolver os problemas apresentados, são automaticamente os mais aptos para um cargo de concurso público, então pode ter certeza que essa matéria estará no editorial.

É extremamente necessário que o candidato estude as formas mais comuns de raciocínio lógico, sendo algumas delas: o raciocínio lógico-formal e informal, raciocínio dedutivo e raciocínio indutivo é gigantesca.

Além das questões específicas da matéria, esses conhecimentos podem com certeza te auxiliar nas mais diversas partes da prova, e render uma boa economia de tempo em certas questões que poderiam ser mais complicadas.

Além disso, é possível estudar raciocínio lógico de forma simples. Há diversos sites e cursos online que permitem o estudo amplo do raciocínio, até com questões semelhantes às que costumam aparecer nas provas.

Legislação

Essa matéria poderá cair de forma ampla, ou bem específica, dependendo do curso que estará sendo cobrado. Na maioria das vezes, legislação pode cair junto a outros setores, como administração.

É necessário amplo conhecimento da constituição para conseguir prestar a prova de diversos cargos.

Matemática Básica

Praticamente não há vaga em concurso público que não necessitará da utilização dos conceitos mais básicos de matemática em seu cotidiano, e uma certeza é sempre a presença de matemática nos mais diversos editoriais de concurso.

Logicamente, dependendo do concurso público que o candidato deseja prestar, conceitos mais avançados de matemática aplicada podem vir a cair nas provas.

Esses conceitos podem estar até mesmo presentes em outras matérias, como economia, noções de finanças e contabilidade.

Porém, para a maior parte dos concursos, somente os conceitos mais básicos da matemática serão cobrados. Esses conceitos são os mesmos que costumam ser apresentados no ensino médio para provas de vestibular.

Estudar matemática sem muito foco pode ser um pouco complicado. Faça diversos testes e veja quais conceitos e teorias serão mais necessários a revisão para que assim você consiga organizar seus estudos dessa ampla matéria.

Atualidades

O cenário sociopolítico brasileiro afeta de diversas formas os cargos para quais se prestam concursos públicos, e é necessária uma certa noção do que ocorre no cotidiano do nosso país, e sobre as situações mais atuais pelas quais estamos passando.

Uma forma mais prática de se estudar atualidades é ver e anotar as notícias dos jornais e telejornais que mais influenciam o cenário brasileiro atual.

Para alguns cargos que tem mais reflexo e presença no exterior, pode ser necessário um estudo também dos acontecimentos com os países que mais tem relações com o Brasil.

Língua inglesa ou espanhola

Não são poucas as profissões oferecidas pelo concurso público que requerem conhecimento básico ou intermediário de uma segunda língua. As mais comuns são justamente a língua inglesa e a língua espanhola. Certos concursos até permitem a escolha entre essas línguas.

Alguns outros cargos, no entanto, requerem fluência completa na língua inglesa, e muitos até pedem além do inglês ou espanhol, um terceiro idioma também em nível fluente para ser testado durante as etapas do concurso.

Essas provas cobram o mesmo conhecimento básico cobrado para a língua portuguesa, exigindo conhecimento gramatical e ortográfico, além dos conceitos mais básicos da língua.

Além das matérias mencionadas acima é necessário levar em conta o que alguns cargos específicos irão requerer.

Matérias específicas para algumas vagas de concurso podem ser imprevisíveis, então para economizar o tempo e evitar frustrações, estude as matérias gerais antes do lançamento do edital, para assim poder se empenhar nas matérias do edital sem problemas depois.

Matérias que mais caem em concursos públicos
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.