Limpeza pública: veja como funciona o concurso para atuar nessa área

Tempo de leitura: 6 minutos

A procura por concursos públicos está cada vez maior, uma vez que essas vagas se oferecem como uma chance para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho e se propõe a garantir principalmente garantia e estabilidade de emprego, já que essas vagas costumam oferecer vários benefícios semelhantes aos oferecidos pelas empresas privadas e com muito pouca chance demissão injustificada.

Com a atual crise econômica que o país atravessa, o concurso público também te dá a possibilidade de conquistar uma vaga, sem ter restrições no que diz respeito à idade, por exemplo, e normalmente possibilita o acesso a uma quantidade grande de cargos caso você se prepare bem para todas as etapas do concurso.

No entanto, os concursos costumam exigir bastante dos seus candidatos. No processo seletivo, pode existir avaliação através de provas objetivas, físicas e psicológicas, variando de cargo para cargo. Essas avaliações tem o objetivo de medir o total potencial do participante para a vaga em questão.

É extremamente importante o entendimento de todas as fases do processo, para abrir vantagem competitiva sobre a extensa concorrência que existe para cada vaga.

Para participar de concurso público, é necessário que você escolha apenas um cargo para concorrer, e, por esse motivo, é muito importante que você compreenda a funções a serem desempenhadas assim como saiba das exigências do cargo dentro do concurso em questão.

Para uma melhor compreensão do processo como um todo, sempre será publicado e estará disponível um edital, onde constarão todas as informações gerais e específicas sobre o concurso e às vagas.

Limpeza em vias públicas

Para você que se interessa e tem familiaridade com cargos de limpeza, os tipos de cargo mais comuns são:

  • Agente de limpeza pública, que é o cargo atribuído às pessoas responsáveis pela preservação dos públicos, incluindo varrição e coleta de lixo;
  • Auxiliar de limpeza urbana (gari) que tem a responsabilidade pela limpeza pública, incluindo varrições das ruas e calçadas, coleta de lixo e resíduos urbanos; e
  • Faxineiro que executam serviços de limpeza em geral, como varrição, limpeza com espanador entre outras. Normalmente, ao contrário dos anteriores, o serviço é feito em locais fechados. Todos eles exigem a como pré-requisito escolaridade do ensino fundamental incompleto.

Para os cargos relacionados à área de limpeza, normalmente não é exigido que haja experiência anterior, o que facilita muito para quem tem interesse em conhecer a função, aprender sobre o cargo e começar a exercê-la.

Pré requisitos para participar do concurso público

O primeiro e mais importante passo a ser dado é ter acesso ao edital do concurso, que será publicado e disponibilizado pela instituição organizadora do concurso e assim entender todo o processo.

No edital constarão todas as informações necessárias relativas à cada vaga, especialmente sobre como fazer a inscrição, a descrição de cargo e função a ser executada, carga horária, remuneração, o cronograma de todas as fases do processo, incluindo prazos para inscrição, data de realização das provas e previsão da data da publicação do resultado do concurso.

Além dessas informações, o edital também trará regras específicas como disponibilização de vagas para portadores de deficiência e ainda os critérios de desempate a serem aplicados e mais importante, indicará quais são os pré-requisitos para se inscrever ao cargo.

Normalmente, um dos pré-requisitos comuns para vagas em concursos públicos destinadas à serviços de limpeza pública é ter como nível de escolaridade o ensino fundamental incompleto.

Para se candidatar as vagas de interesse, é necessário fazer a inscrição, que para determinados concursos pode ser tanto presencial, como através da internet. É imprescindível ficar atento aos prazos definidos para o concurso que se tem interesse.

Após feita a inscrição, será solicitado o pagamento de uma taxa de inscrição e que depois de paga, te habilitará a continuar a sequência das etapas seguintes do concurso.

Principais conteúdos

Os principais conteúdos que são exigidos para o cargo de limpeza pública são: português, matemática e conhecimentos gerais. O nível da prova sempre estará alinhado ao nível de escolaridade exigido para o cargo, considerando o conteúdo programático definido pelo currículo escolar.

O edital costuma mencionar de forma mais ampla quais poderão ser os temas cobrados na prova, por isso, é de extrema importância a leitura do edital para poder se aprofundar nos temas que você poderá se deparar na nas provas.

Etapas do concurso

As etapas do concurso costumam ser bem simples, e consistem basicamente na inscrição, que são feitas de forma bem acessível, seja online ou presencialmente e inclui o pagamento da inscrição. Após o pagamento e confirmação do mesmo, é necessário ficar atento a data da prova e o local ou locais em que a mesma será aplicada.

Dessa forma, você fará a prova objetiva, que no caso dos cargos relacionados a limpeza exige somente essa etapa de exame, e aguardará a data que foi estipulada para verificar sua colocação e se conseguiu conquistar a vaga.

Uma vez aprovado, a instituição normalmente também exige que sejam feitos exames de aptidão física e clínica antes de ocorrer a efetivação no cargo.

A última fase se dará com a apresentação de toda documentação pessoal e comprobatória solicitada de acordo com o edital e nesse momento é feita a efetivação da contratação.

Preparação é a chave do sucesso

Com a notável concorrência que existe para preenchimento de vagas em concursos públicos, a chave para você sair na frente é a preparação. Conhecer todo o processo e as etapas do concurso, saber exatamente o que você quer exercer e estudar todo o conteúdo programático divulgado será fundamental para o seu sucesso.

Por isso, invista algumas horas por dia para estudar e ficar atento a todos os assuntos que poderão cair na prova.

Tão importante quanto a preparação no que diz respeito às matérias solicitadas é sem dúvida, a preparação psicológica, por isso tenha um boa noite de sono nos dias anteriores à prova e se alimente adequadamente, pois isso também te dará tranquilidade para conseguir fazer o exame teórico com mais confiança e segurança.

Dessa forma, você poderá conquistar a vaga que tanto deseja e com isso, obter a estabilidade de emprego e os benefícios oferecidos pela instituição para a qual você se inscreveu.

Limpeza pública: veja como funciona o concurso para atuar nessa área
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.