Faltam 4 semanas para o concurso público. O que fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Certamente, durante as últimas semanas antes da prova de concurso público, a ansiedade e o nervosismo possivelmente começarão a bater. Afinal, você deve continuar estudando a matéria durante todo o último mês, ou revisar o que já estudou para reforçar o conteúdo em sua memória?

O tempo vai passando, e a ansiedade antes do fatídico dia só tende a aumentar, até muitas vezes atrapalhando os estudos e seu necessário e esperado descanso de toda a noite.

Na agitação de toda a rotina de quem estuda para concursos, entre milhares de livros, matérias, teorias, elaboração de resumos e fazer provas e simulados teste, é extremamente normal acabar sobrando detalhes de matérias relativamente importantes que possivelmente não será possível rever.

Primeiramente, a todo o momento é muito importante não entrar em pânico e sempre manter a calma. Tenha a certeza que está sendo o mais eficiente e efetivo que pode em seus limites enquanto estuda, e prossiga com a mentalidade mais calma possível.

Vamos aqui compartilhar as dicas de como fazer o último mês do seu concurso público o mais eficiente possível, para que em somente 4 semanas você tire o maior proveito dessas técnicas de estudo.

Estude mais teorias e resoluções e menos livros em si

Faltam poucas semanas para que o dia da prova de concurso finalmente chegue. Quantos livros faltam para você terminar de ler? Normalmente faltam ainda alguns volumes importantes e livros e teorias nesse período.

O ideal, no entanto, é não se focar nesses livros mais. Pesquise o conteúdo central, se possível faça resumos ou mapas mentais com a matéria e prossiga para a execução de teorias, não o material teórico.

O embasamento teórico tem como foco principalmente as questões dissertativas, porém nelas você tem um espaço maior para discursar sobre suas afirmações. Assim, é mais prático saber a execução e não a teoria do que você irá discursar sobre.

Caso esteja com somente um ou dois livros de teoria ainda na fila, não leia tudo de uma única vez. O ideal é programar o livro em partes, e repartir seus estudos igualmente para que você tenha tempo de absorver tudo que tem lido.

Se for possível, encontre questões e mais questões sobre todas as teorias que você leu e estudou até então. Quanto mais questões souber responder melhor. E tente não consultar material ao responder. O intuito é transportar a matéria de memória de curta duração para memória de longa duração.

Utilize todo seu material de revisão

Muitas pessoas, ao estudar, costumam preencher cadernos e cadernos revisando a matéria, as vezes a escrevendo em tópicos, esquema e mapas de memória ou discorrendo resumos, e textos da forma que compreendeu tudo que estava ali.

Porém, não é incomum, após os materiais de resumo serem feitos e nunca mais abertos ou vistos. Isso é um desperdício completo de material de estudo muito prático, afinal foi feito por você, da forma que você compreende a matéria que está ali escrita.

Estudar com bases nas anotações, esquemas ou resumos feitos por você mesmo permitirá que você fixe a matéria de uma forma muito mais lógica para você. Isso é uma economia de tempo e esforço imensa para quem já terminou os estudos, ou até mesmo para quem já está atrasado com as matérias para o dia da prova.

Monte mapas visuais

Siglas e desenhos foram feitos para que você rapidamente reconheça um elemento que não seja necessariamente visual. Utilize então esses recursos de uma forma interessante: criando mapas visuais e esquemas para conseguir memorizar a matéria.

Faça esquemas visuais e mapas teóricos em cartões, e os imprima. Ande com eles na bolsa ou no bolso, e sempre retire e leia o que está escrito. Logo, assim que bater o olho em uma sigla ou um indicativo de uma teoria, logo saberá sobre o que se fala e toda a memória relacionada aquilo será trazida automaticamente.

Isso é também ideal para quando não houve tempo para estudar disciplinas específicas. Pense assim, se você montar os cartões, terá o tempo de montagem para estudar a matéria, mas a memorização não é instantânea e poderá demorar bastante. Com o uso dos cartões, no mínimo você fixará as teorias em sua memória mais rapidamente.

Vídeo aulas sobre as matérias

Sabe todas as matérias e livros que ainda não teve tempo para estudar? O ideal é então estudar elas da forma correta, investindo em livros e leitura, mas caso não haja tempo, a internet proporcionou uma nova forma de estudar essas disciplinas, com professores e até mesmo alunos explorando todas as formas de se compreender essa matéria melhor.

Há poucos conteúdos que atualmente não se encontra vídeo aulas por toda a internet. Procure e achará sua matéria explicada, senão por um especialista, talvez por alguém que também tinha dificuldades na compreensão e encontrou formas mais simples de entender tudo.

Descanse muito na última semana

A partir do começo da última semana, ou seja, no fim de semana passado, o ideal é investir em completo tempo de repouso, com esporádicos estudos.

Busque cuidar da sua saúde mental, stress e sono. Procure técnicas de respiração ou alguns remédios naturais como chás e incensos para conseguir se distrair e acalmar por completo.

Evite a prática de toda e qualquer atividade física que já faça. Nos períodos anteriores ao último mês é bom fazê-las para se descontrair, porém no momento você não deve arriscar qualquer tipo de lesão física que poderá te distrair e roubar seu tempo durante a prova, senão desclassificar você por completo.

É também ideal na última semana checar o local de exame para que você tenha segurança que saiba ir e conseguirá chegar com suas horas de antecedência por garantia.

Além disso, o ideal é também tentar dormir por pelo menos oito horas todas as noites. Não ter boas noites de sono podem causar um certo problema, como cansaço extremo no dia da prova, além da possibilidade de ter uma memória fraca.

Mantenha uma rotina alimentar, e tente ficar em casa para evitar também o contágio de qualquer virose ou doença. Esqueça festas. Você poderá festejar quando passar no concurso afinal.

Faltam 4 semanas para o concurso público. O que fazer?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.