Existe prova oral para concurso público?

Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalhar na iniciativa pública sempre foi uma alternativa presente para pessoas que tinham como objetivo profissional estabilidade e bons salários, de forma que até pouco tempo atrás, era alvo de uma parcela bastante específica da população, já que conta com condições de trabalho diferenciadas daquelas que são encontradas dentro do setor privado.

Porém, a cada ano que passa os concursos públicos vêm ganhando popularidade e já não são mais o alvo de uma parcela específica da população, de forma que também tem se tornado a opção de pessoas que já tinham uma carreira construída dentro do setor privado, por exemplo.

E um dos grandes motivadores para essa mudança é a crise econômica que tem tomado conta do país nos últimos tempos e que não tem sinal de ir embora, de forma que o cenário de insegurança e instabilidade acaba fazendo com que os trabalhadores se sintam atraídos pela estabilidade garantida pelo setor público.

Afinal de contas, com crise ou sem crise, a verdade é que sempre vão haver contas para pagar e é preciso ter a garantia de um emprego e de um salário todo mês para conseguir manter as finanças em ordem.

Dessa forma, para fugir do índice de desemprego que só cresce a cada mês e também da insegurança causada dentro de empresas privadas por conta dos frequentes cortes de gastos e também cortes de pessoal para que estas se mantenham funcionando e não fechem as portas, as pessoas acabam procurando os concursos públicos.

Isso porque, mais do que apenas a questão da estabilidade, os empregos no setor público acabam fornecendo uma série de vantagens que os tem tornado cada vez mais atrativos para o trabalhador.

Entre essas vantagens estão os salários altos, que costumam ser maiores do que os que são praticados para as mesmas ocupações dentro do setor privado, os bons benefícios que são somados ao salário e também as condições diferenciadas no mercado, que permitem ao funcionário público realizar financiamentos de imóveis com taxas de juros mais baixas e pegar empréstimos com mais facilidade, por exemplo.

Junto a tudo isso, há também a questão da jornada de trabalho, que é importante para pessoas que buscam ter uma melhor qualidade de vida com o trabalho dentro do setor público. Isso porque funcionários públicos têm a sua jornada de trabalho respeitada, de forma que horas extras são algo raro, algo que não acontece dentro do setor privado, no qual horas extras fazem parte da rotina de trabalho.

O que acontece é que, como o processo seletivo do setor público é bastante diferente daquele tradicional realizado pelo setor privado, muitas pessoas ficam dúvidas em torno de todas as etapas que envolvem um concurso público. Isso porque, ao invés de entrevistas, em concursos públicos há a realização de provas, de forma a selecionar o candidato mais apto para ocupar a vaga disponível.

E uma dúvida que é bastante frequente acerca das provas de concursos públicos é se existe ou não a possibilidade da realização de uma prova oral durante o processo seletivo. E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto, tudo para que você descubra se há provas orais em concursos e também como se preparar para elas.

Afinal de contas, existe prova oral em concurso?

Para quem tem medo de falar na frente de pessoas desconhecidas e estava na dúvida se há provas orais nos concursos públicos, infelizmente a resposta é sim, existem provas orais nos concursos públicos.

Porém, aqui vale ressaltar que não são todas as vagas que requerem provas orais, apenas algumas exigem essa etapa, principalmente aquelas com salários mais altos que são mais concorridas.

Mas aqui vai uma dica, se as provas orais são o seu grande medo, é importante treinar bastante ou fugir dos concursos que contam com essa etapa. Isso porque, caso o concurso tenha uma prova oral no meio do processo seletivo, isso vai estar bem claro no edital do concurso, de forma que é bastante importante você ler este documento para saber no que está entrando.

Bastante parecida como uma entrevista de emprego tradicional, o grande problema da prova oral de concursos é que ela exige do candidato muito mais do que o conhecimento teórico. Isso porque, ao contrário do que muita gente pode pensar, a prova oral leva também em consideração a postura do candidato, e é aí que muitos bons candidatos acabam perdendo a oportunidade de um bom emprego no servidor público por conta da prova oral.

A grande dica para se dar bem neste tipo de prova é não fazer nela nada do que você não faria em uma entrevista de emprego. O ideal é que os cuidados com a prova já comecem em casa, com a escolha de uma roupa adequada. Para homens, o recomendado são os ternos sóbrios, de cores tradicionais como azul escuro ou preto, dando preferência para o uso de camisa branca e gravata simples e também tradicional. Ser sóbrio é a palavra chave

Já para as mulheres, o recomendado são trajes formais, evitando decotes em demasia e saias curtas demais, com maquiagem leve e cabelo simples, também com a sobriedade como palavra chave. Isso porque o modo como se está vestido não deve chamar mais atenção do que as habilidades do candidato.

Por fim, é importante se atentar a questão da postura, com a utilização da norma culta da língua, porém sem exageros, e também evitar o uso de gírias. Uma dica é evitar usar exageradamente as mãos durante a prova, mantendo-as sobre a mesa ou sobre o colo. Assim como em uma entrevista de emprego, não há grandes segredos para se dar bem em uma prova oral de concurso.

Por isso mesmo, caso se sinta inseguro, treine em casa na frente do espelho até se sentir confiante e seguro com a imagem que você está passando, de forma que você passe a imagem de um profissional seguro de si e de suas capacidades, sem que seja arrogante por isso.

Existe prova oral para concurso público?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.