Exercícios para controlar a ansiedade

Tempo de leitura: 6 minutos

É normal do ser humano se sentir um pouco desconfortável antes de uma atividade importante. Porém, não só nessas datas, é necessário saber controlar a ansiedade, antes que ela torne-se alta de mais e leve reflexos ao nosso corpo e mente.

Sem controlar a ansiedade não terá adiantado nada dizer não as baladas e dedicar todo o seu tempo possível estudando, porque esse transtorno pode assustar muito quem o sofre, o que impede que o seu objetivo seja alcançado.

Não deixe que sua ansiedade cresça demais, preste atenção nos sinais: Se o coração tá muito acelerado, se a falta de ar e dores abdominais estão sendo constantes e os tremores e agitações estão sendo normais pelo seu corpo, isso pode ser um sinal de princípio de ataque de ansiedade.

Então respire fundo e veja abaixo lista de exercícios que podem te ajudar a controlar a ansiedade.

6 exercícios para controlar a ansiedade

1 – Identifique a sua ansiedade

O primeiro passo para resolver qualquer problema é encará-lo de frente ao invés de ignorar. Identifique o porquê desse seu medo e o analise com calma.

O que está sentindo agora? É um medo de não conseguir realizar a prova? É o medo de não lembrar determinada matéria? É o medo de não ser bom o suficiente?

Normalmente, a ansiedade aparece em nossa cabeça com diversos “e se”, que nos fazem entrar em uma crise pessoal por situações que ainda nem ocorreram e que é capaz que não ocorram, afinal, você estudou, você está preparado e vai fazer o seu melhor, independente de qual seja o resultado final.

Lembre-se sempre que é você quem controla esse medo que está sentindo, retire esse perigo da sua cabeça, porque ele não pode te alcançar.

2 – Respire fundo, controle a sua respiração

Uma forma de reduzir as respostas e má reações do sistema nervoso autônomo, é controlando a respiração.

Então, lembre-se daquela famosa atividade que é o “respirar e inspirar lentamente”.

Quando for inspirar estufe a barriga e não o peito, como fazemos normalmente, e solte o ar calmamente pela boca. Essa atividade pode ser realizada em qualquer lugar e momento, então faça antes de sair de casa, quando pegar as provas em mão e antes de sair da sala do processo.

Ah, é bom começar esse processo antes do grande dia. Durante a semana da prova os sinais de ansiedade já começam a aparecer, então aproveite o silêncio do seu quarto e passe a realizar uma técnica de relaxamento bem simples: fique de olhos fechados, deitado e realizando o “respirar e inspirar”.

3 – Tenha uma boa noite de sono no pré prova

Sem querer o corpo estará em total agitação na noite que antecede a prova, porém evite as atividades e pensamentos que podem te preocupar, desgastar e agitar. É claro que não podemos ter total certeza do que vai acontecer antes de dormirmos, mas o que puder ser feito para evitar o problema deve ser feito.

Aquelas matérias que você tem dificuldade em entender não devem ser vistas nesse momento, o que deveria ser aprendido já foi aprendido, então desencane; não entre em assuntos sérios e bloqueie da sua mente aquela mania de tomar decisões.

Ficar pensando nas hipóteses sérias da vida antes de dormir só vai te causar mais ansiedade e insônia.

4 – Preste atenção no que está ingerindo

Os alimentos também podem ajudar nos processos de como controlar a ansiedade. Alimentos como o chocolate e a banana, que são fonte de triptofano (um aminoácido que carrega serotonina) são ótimos para isso.

O Triptofano é disponível até em cápsulas, em uma misturinha com magnésio e vitamina B6, vale a pena dar uma pesquisada.

A taurina e glutamina também são aminoácidos que podem ajudar nesse processo de controle de ansiedade, uma das funções deles é aumentar a disponibilidade do GABA, um neurotransmissor utilizado pelo organismo para controlar fisiologicamente a nossa ansiedade.

Também existe a opção de cápsulas, mas a sua compra só pode ser realizada após autorização médica.

5 – Faça uso da diversão cognitiva

Manter a mente distraída é a melhor maneira de não pensar na prova e conter um ataque de ansiedade. Utilizar as diversões mentais pode ser uma ótima maneira de distração.

Exemplo dessa diversão são as pinturas de Livros para Colorir destinado aos adultos, como aquele Jardim Secreto, porque a mente fica tão focada nos pequenos detalhes dessa pintura que esquece todo o resto.

Outro exemplo também é contar só um tipo de números, tipo só os ímpares ou só os pares de 0 a 100. Todas as atividades dependem da sua imaginação e devem ser algo que façam com que o cérebro trabalhe para aquilo.

Não precisa “brincar” com a diversão cognitiva só uma vez, faça o quanto for necessário até que tudo ao seu redor volte a parecer um pouco mais calmo.

6 – Tire os pensamentos negativos de ação

Para controlar a ansiedade, um dos exercícios mais recomendados é evitar os pensamentos catastróficos e negativos. Mais uma vez: lembre o quanto você estudou, o quanto se esforçou e pergunte a si mesmo se realmente vale a pena continuar enxergando a prova como algo impossível.

Depois de avaliar a sua situação, substitua todos os seus medos negativos da prova. Sempre que algo ruim e que te deixe para baixo aparecer, lembre de algo bom. Exemplo troque o “eu não sei nada de física”, por “eu me esforcei muito para física, acho que posso fazer um bom trabalho”.

Sabemos que pensar assim não é fácil, mas é muito possível e acreditar no seu trabalho de estudos é algo que vai te fazer bem, porque permanecer com os pensamentos ruins fazem com que a ansiedade cresça.

Ansiedade não é brincadeira

Como sabemos quando estamos prestes a viver uma situação que para nós é muito importante é normal sentir a ansiedade presente, porém se esse transtorno está tornando-se normal na sua vida, procure um médico que possa te ajudar.

Controlar a ansiedade em nível alto e identificá-la é um processo difícil, por isso deve ser tratada com total seriedade.

Exercícios para controlar a ansiedade
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.