Eu preciso saber inglês para prestar concursos públicos?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos se tornam uma pedida cada vez mais interessantes para os trabalhadores do Brasil, principalmente agora em um momento de crise. Afinal de contas, eles garantem a estabilidade empregatícia que não é nem de longe garantida na iniciativa privada.

A prova disso é o índice de desemprego que só cresce a cada mês por conta da crise, que acaba exigindo das empresas do setor privado cortes de gastos em diversos setores da empresa para se manter funcionando, inclusive cortes no quadro de funcionários. Dessa forma, os concursos, que já eram concorridos antes, agora se mostram ainda mais concorridos.

Afinal de contas, a estabilidade empregatícia está mais atraente do que nunca. Isso porque, não importa o quão ruim possa estar a crise do país, a verdade é que as contas para pagar não vão parar de chegar, e ter uma garantia de que o salário sempre vai estar lá. E isso é uma coisa que o serviço público pode garantir e a iniciativa privada não.

Junto a isso, há também uma série de vantagens que acabam tornando o setor público bastante atraente.

Entre elas estão os ótimos salários, que costumam ser mais altos do que aqueles pagos dentro de empresas privadas para a mesma ocupação e até mesmo para ocupações mais baixas, e também os bons benefícios, que vão variar de empresa para empresa no setor público e que são somados ao salário final.

Para completar, há também a questão da jornada de trabalho, que é respeitada no setor público, com a presença rara de horas extras, algo que é muito difícil de ser encontrado no setor privado, no qual horas extras são praticamente mandatórias.

Dessa forma, o serviço público acaba propiciando uma melhor qualidade de vida para o profissional. Afinal de contas, só quem já trabalhou na iniciativa privada sabe o quanto as jornadas de trabalho dentro de empresas podem ser desgastantes e exaustivas. E como qualidade de vida e tempo extra para atividades de interesse são algo que estão sendo cada vez mais buscados pela população, os concursos acabam que estão mais em alta do que nunca.

E uma dúvida bastante comum de quem presta concursos públicos é em relação aos pré-requisitos para assumir uma vaga, principalmente aquelas que oferecem salários mais altos. Afinal de contas, há uma série de fatores que podem acabar ou não limitando o acesso a uma determinada vaga.

Dentro dessa perspectiva, uma das perguntas mais feitas em relação ao assunto é sobre o inglês, e se é preciso ou não saber a língua para conseguir prestar um concurso ou assumir uma determinada vaga. E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações sobre o assunto, tudo para que você não perca nenhuma chance por não ter o domínio da língua estrangeira.

Afinal de contas, é preciso ou não saber inglês para prestar um concurso?

Em relação a pré-requisito para conseguir a vaga, a verdade é que raramente o domínio da língua inglesa é exigido. Afinal de contas, grande parte das empresas do setor público tem atuação puramente nacional, o que não requer o uso diário ou frequente da língua estrangeira.

De qualquer forma, caso o domínio do inglês seja necessário para assumir determinada vaga, isso é algo que vai estar bem claro no edital da vaga que você deseja, de forma que você não vai ser pego de surpresa. Por via das dúvidas, uma boa dica é olhar em editais passados das vagas que você deseja tentar um concurso para ter a garantia de que a língua é ou não exigida para conseguir a vaga.

Porém, quando falamos do processo seletivo, a história é outra. Isso porque, em grande parte dos processos seletivos de hoje para cargos públicos no país, principalmente aqueles que são para vagas que oferecem salários mais altos, há sim uma parte da prova composta por questões de inglês, de forma a testar o conhecimento do candidato sobre a língua.

Mas a verdade é que não é preciso ter medo das questões, pois no fim das contas elas não exigem um domínio completo da língua para serem respondidas. Isso porque, além de serem poucas questões na prova, a verdade é que elas são de simples entendimento até mesmo para aqueles que não possuem o domínio da língua.

Por isso mesmo vale a pena dar uma olhada em alguns temas básicos antes de fazer a prova, mesmo que não tenha o domínio do idioma, para que consiga identificar palavras e termos chave para conseguir responder as questões, que costumam ser bem poucas.

Uma boa dica é buscar saber um pouquinho sobre vocabulário, elaborando você mesmo um pequeno glossário com palavras mais conhecidas. Um tema também que vale a pena ser visto é o sobre os falsos cognatos, que acabam sendo ótimas pegadinhas para concursos e que não requerem um domínio da língua para serem identificados.

Dessa forma, a verdade é que não, você não precisa saber inglês para conseguir prestar um concurso público, a não ser para aquelas vagas nas quais o idioma é exigido como pré-requisito, algo que é bastante raro.

Porém, vale a pena dar uma olhada em conteúdos básicos sobre a língua para que você não perca um ou dois pontos por conta de questões fáceis que no fim das contas nem exigem um conhecimento da língua, mas sim alguns traquejos básicos do participante.

Uma dica na hora de prestar as provas é não se concentrar naquilo que você não sabe e dar mais atenção às palavras que você conhece. Afinal de contas, da mesma forma que é natural ter palavras desconhecidas em um texto em português, o mesmo acontece com o inglês.

Dessa forma, um estudo básico sobre o geral da língua e um pequeno glossário já vão ajudar e muito na hora de fazer a prova e também permitir que você responda às questões cobradas, porque a verdade é que não é preciso nenhum domínio da língua para conseguir responder às questões de inglês em concursos.

Eu preciso saber inglês para prestar concursos públicos?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.