É possível estudar para um concurso público e ter vida social?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com tantos problemas financeiros e econômicos alastrando o país, conseguir um bom emprego parece ser cada vez mais difícil, e mais importante.

E é aí que começamos a perceber que a iniciativa privada, que também vem sendo afetada pela crisa, é cada vez menos atrativa para se ter um emprego. Com horários de trabalho mais puxados, horas extra moralmente obrigatórias, e remuneração não saitsfatória, é de se entender que nem todos queiram mais procurar um emprego nesse mercado.

E qual é a alternativa? A iniciativa pública vem ganhando cada vez mais aspirantes. Isso mesmo, a alternativa empregatícia mais atraente vem sendo ser um trabalhador concursado.

Isso porque as carreiras da iniciativa pública costumam vir com horários mais leves, férias e outros direitos garantidos, e salários justos, além de estabilidade empregatícia após 3 anos de permanência, o que dá uma ótima tranquilidade de espírito para quem antes vivia com medo de desagradar o chefe e ser demitido sem motivo claro, ou por corte de gastos.

O problema é que, por ser tão atraente, a iniciativa pública vem atraindo muitas pessoas que querem se inscrever. Isso signifiva que, cada vez mais, os concursos públicos estão abarrotados de candidatos que querem muito passar, e que estudaram muito para essa chance. E é claro que as vagas não comportam todos eles.

E como se destacar dentre tantos candidatos? Estudando muito, não é mesmo? No entanto, uma misconcepção que temos é a de que é impossível estudar para o concurso público e ter vida social. Isso faz com que algumas pessoas desistam, porque não querem passar tanto tempo sem aproveitar a vida para não ter garantia de que vão passar.

Mas você sabia que é possível passar no concurso público e ter vida social?

Exatamente! Não é tão difícil assim conciliar concurso público e ter vida social. Você não precisa desistir de ter um bom emprego e conforto só porque tem medo de ficar preso em casa estudando até o dia do concurso. A seguir, elaboramos uma série de pontos para você considerar e conseguir conciliar seus estudos para concurso público e ter vida social.

Comece cedo

Pode parecer óbvio, mas o quanto mais cedo você “pegar firme” nos estudos, melhor você conseguirá distribuir os tempos de estudo, e mais você conseguirá aproveitar e sair com seus amigos e ir para festas sem se preocupar em não estar revisando uma matéria

Mas, é claro, não adianta simplesmente começar sem ter rumo e foco.

Monte um cronograma

É por isso que é importantíssimo que você monte um cronograma considerando tudo que envolve esse processo de estudo.

Para montar o cronograma ideal para você, é importante que você considere alguns aspectos importantes. O primeiro de todos é ler o edital. Nele, você entenderá melhor quais conhecimentos serão exigidos de você no concurso. É até possível ver quantas questões cairão de cada matéria, e o que cada seção engloba.

Assim, ficará mais fácil identificar quais as matérias que precisam de um enfoque maior de estudo e quais você precisa se focar porque entende menos. Afinal de contas, o cronograma precisa ser compreensivo às suas fraquezas e dificuldades em termos de conteúdo.

Depois que você definiu o que precisa ser estudado, precisa considerar quanto tempo você tem. O ideal é separar pelo menos três horas por dia, e incluir pausas para descansar. Se você tiver menos tempo até a prova, pode aumentar esses períodos, mas lembre-se sempre de descansar e não se forçar demais, se não você não absorverá nada do que está estudando por fadiga excessiva.

Agora vem a parte que torna o cronograma essencial para conseguir conciliar os estudos para concurso público e ter vida social:

Estabeleça metas dentro de seu cronograma

Além de ser extremamente motivacional ter uma meta para acompanhar, com uma pequena lista de tarefas a cumprir dentro de uma semana de estudos, é fácil ter o controle para saber se sair não vai te prejudicar, o que você precisará rever por passar aquele fim de semana fora, ou o quão adiantado você está, e qual será o fim de semana ideal para sair sem problemas.

Simplesmente tenha sempre listado o que você deverá cumprir dentro de uma semana, idealmente um controle semanal, pois isso te deixa o fim de semana livre para pegar firme se você não completou a meta ou sair e curtir se a cumpriu. Além disso te motivar a estudar bastante para depois se divertir, isso ainda te ajuda a conciliar a vida social com os estudos: dois coelhos com uma só cajadada!

Suponhamos que o concurso que você esteja prestando exija questões de direito penal e você tem uma apostila de direito penal. Sua meta seria, por exemplo, estudar o primeiro capítulo até quinta-feira, revisá-lo na sexta, e ter o fim de semana para aproveitar. Viu como é simples?

Caso você tenha se atrapalhado, ficará bem claro com o cronograma e as metas o que faltou, então você pode, por exemplo, tirar um tempinho do sábado para completar o que faltou e ainda assim sair no final de semana!

Resumindo, organização é tudo

É super possível, e inclusive recomendado, sair e espairecer, manter sua vida social enquanto você estuda para concursos públicos. Isso ajuda a mente a descansar, relaxa você de qualquer ansiedade, e isso garante que você absorva o conteúdo e se sinta tranquilo para realizar a prova.

Quando a prova se aproxima

Muita gente costuma deixar tudo para o final, e, quando a prova se aproxima, passam a noite inteira estudando. Na verdade, a recomendação é exatamente o oposto: na semana antes da prova, revise aquilo que você já estudou, seguindo o ritmo comum. E, no dia anterior, saia com os amigos!

A vida social é muito importante para todos nós. O ser humano é um ser sociável, e revisar demais a matéria de última hora não vai te fazer aprender na hora aquilo que já deveria ter estudado, mas vai te cansar e vai te deixar nervoso.

A vida social não é um luxo. É uma necessidade, e é preciso que você saiba conciliar os estudos e a vida social para garantir sua saúde, sua felicidade, e sua vaga! Boa sorte e boa prova!

É possível estudar para um concurso público e ter vida social?
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.