Construção civil: veja como funciona o concurso para atuar nessa área

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos são a alternativa que tem mais sido escolhida pelos trabalhadores brasileiros que saem em busca de uma oportunidade que seja estável e que garanta bons rendimentos.

E um dos grandes fatores que acabam influenciando essa escolha é a crise econômica que o país tem enfrentado nos últimos anos e que não dá sinal de ir embora tão cedo.

Mais ainda, a área pública acaba se mostrando como um ambiente que apresenta segurança, em contraposto do que está sendo encontrado na área privada.

Isso porque, por conta da crise, uma série de empresas do setor privado acabaram se vendo obrigadas a realizar uma série de corte de gastos e de pessoal para continuarem funcionando e não precisarem fechar as portas, o que acaba gerando uma instabilidade e uma insegurança muito grande para o trabalhador.

Além disso, a iniciativa pública é uma garantia de que as contas serão pagas todos os meses. Afinal de contas, com crise ou sem crise a verdade é que as contas não vão parar de vir e é preciso ter uma segurança de um salário todo mês para manter as finanças em ordem, algo que só o serviço público é capaz de oferecer.

Junto a tudo isso ainda há as vantagens oferecidas pelo setor, que acabam sendo bastante atraentes para os profissionais e que acabam indo além da estabilidade empregatícia, que ainda é a característica mais conhecida dos cargos públicos.

Entre essas vantagens estão salários vantajosos no mercado, principalmente quando comparados aos que são oferecidos no setor privado, bons benefícios e também uma jornada de trabalho que é respeitada, algo que acontece raramente no setor privado, onde horas extras são praticamente mandatórias para pessoas que desejam subir na carreira.

Para completar, ainda há a questão das condições especiais de mercado para funcionários públicos, com facilidade na hora de conseguir empréstimo e também taxas de juros mais baixas na hora de realizar financiamentos, o que pode ser um grande diferencial para quem está para comprar um imóvel, por exemplo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o funcionamento de concursos na área de construção civil. Tudo para que você fique interado de todas as informações relativas ao assunto e consiga se preparar da melhor maneira possível para as vagas que desejar.

Entenda como funcionam os concursos para a área de construção civil

Para quem é a área de construção civil ou deseja ingressar no setor, a grande vantagem é que existem diversas opções disponíveis no mercado para quem deseja tentar uma oportunidade na iniciativa pública, de forma que você vai ter opções para escolher a vaga que mais tenha a ver com o seu perfil e também com os seus objetivos de carreira.

No que diz respeito aos pré-requisitos exigidos por grande parte dos concursos para a atuação dentro do setor de construção civil, a principal exigência diz respeito à formação do candidato. Isso porque, a maioria das vagas no setor acaba exigindo a formação do profissional em nível técnico, de forma que exige um curso técnico de construção civil ou um curso como tecnólogo para conseguir atuar na área.

Dessa forma, raramente um concurso para a área de construção civil vai contar com a exigência de diploma de nível superior, salvo em alguns casos, nos quais o concurso aceita o curso de tecnólogo em construção civil como uma formação de nível superior. Com a exceção desses casos específicos, a maioria das vagas é para profissionais de nível técnico.

As provas para ingresso na área de construção civil não costumam ser muito diferentes das demais provas para ingresso na área pública, bem como as etapas envolvidas no processo. Dessa forma, a prova principal é composta por um conjunto de questões objetivas sobre assuntos variados.

O conteúdo abordado nas provas gira em torno de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e também conhecimentos específicos relativos à área de construção civil. Em grande parte dos concursos essa prova objetiva – ou seja, de questões de múltipla escolha – é a única etapa do concurso, de forma que os aprovados na prova são aqueles que são convocados para as vagas.

Porém, em alguns casos há a presença de uma etapa extra, que é a etapa de avaliação de títulos. Esta etapa tem como objetivo nada mais do que realizar a confirmação de que você possui os títulos que afirmou possuir para o cargo, aqui no caso, o diploma no curso técnico ou no curso como tecnólogo, de forma a assegurar que o melhor profissional assuma a vaga pretendida.

Mais ainda, em alguns casos há também a presença de uma outra etapa, que é composta por provas práticas. Nesses casos, além da realização da prova teórica, o profissional também vai ser submetido a uma avaliação prática, de forma que a empresa consiga avaliar se o profissional é realmente capacitado para o exercício das funções da vaga para a qual se candidatou.

Como não há exatamente um padrão dentro dos concursos para o ingresso dentro da área de construção civil, é bastante interessante que você verifique sempre o edital das vagas pretendidas para não ser pego desprevenido na hora de realizar as provas. Caso você seja um profissional tecnólogo de construção civil, uma boa dica é procurar por concursos que aceitam o curso como um de formação de nível superior, já que os salários costumam ser maiores do que aqueles que exigem apenas o nível técnico.

Porém, é preciso ter a consciência de que o concurso de nível superior vai ser mais difícil d entrar do que um concurso de nível técnico, tanto pelo nível da prova, como pelo nível de conhecimento dos profissionais.

Tendo todas essas informações em mãos, basta acompanhar sites especializados em concurso para não perder as datas de inscrição das oportunidades que mais interessarem a você. Dessa forma, você vai conseguir se preparar com antecedência e da melhor forma possível para os concursos de sua preferência.

Construção civil: veja como funciona o concurso para atuar nessa área
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.