Conheça as melhores vagas para trabalhar no IBGE

Tempo de leitura: 6 minutos

Procurar conseguir uma oportunidade em um concurso público é algo que até pouco tempo atrás era algo restrito a uma parcela muito específica de profissionais. Afinal de contas, como a carreira que se constrói dentro do setor público é muito diferente daquela que é estabelecida no setor privado, ela acaba guardada para um tipo de profissional muito específico.

Porém, com o avançar da crise no país, a verdade é que esse público expandiu e praticamente todos os perfis de profissionais estão procurando no concurso público uma oportunidade de encontrar um ponto de segurança em meio a um cenário geral de instabilidade.

Cenário este que se manifesta pela forma de cortes de gastos e também corte de pessoal por parte das empresas privadas. Isso porque estas, devido aos efeitos da crise, acabam se vendo obrigada a realizar este tipo de ação para assegurar que as portas continuarão abertas. Algo que consequentemente acaba criando um cenário de insegurança, preocupação e instabilidade por parte do trabalhador.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise, com emprego ou sem emprego, as contas vão continuar chegando e é preciso ter a garantia de um salário todos os meses para assegurar que as finanças estejam sempre em dia. Algo que o setor privado não pode garantir, mas o setor público pode, de forma que tem se tornado cada vez mais atraente para o profissional que deseja fugir de fazer do índice de desemprego.

Mais ainda, há aqueles que buscam a iniciativa pública em busca das vantagens que o setor oferece.

Entre estas vantagens estão salários vantajosos principalmente quando comparados com aqueles oferecidos dentro do setor privado, benefícios interessantes para o trabalhador e também o respeito à jornada de trabalho, que é algo muito importante para pessoas que buscam dentro de um novo emprego a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida, algo que é difícil de ser encontrado dentro do setor privado.

Outro aspecto que acaba tornando o setor público muito atraente para o público em geral fica por conta das condições de mercado diferenciadas que o profissional possui. Entre elas estão a facilidade na hora de conseguir empréstimos e também taxas de juros mais baixos no que diz respeito a financiamentos, o que pode ser um grande diferencial em determinados momentos da vida.

Porém, muitas pessoas acabam não sabendo para quais oportunidades se inscrever na hora de procurar uma opção disponível em um concurso público. Afinal de contas, a verdade é que muitas vezes você não vai encontrar uma correspondência exata daquilo que fazia dentro do setor privado no setor público, de forma que vai precisar se reinventar.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre as melhores vagas que estão disponíveis no IBGE. Tudo para que você encontre dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística uma oportunidade para chamar de sua, de forma a começar a sua preparação para conseguir uma vaga por concurso e começar a sua carreira dentro do setor público.

Conheça algumas das melhores vagas disponíveis dentro do IBGE

Para quem deseja conseguir uma boa oportunidade de emprego dentro do setor público e deseja trabalhar em um órgão que seja mais conhecido, uma ótima pedida é procurar pelas vagas que são abertas para diversos cargos dentro do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para ajudar você nesse processo de procura, separamos aqui algumas das opções mais interessantes disponíveis no Instituto para que você encontra alguma com a qual se identifica.

Dessa forma, há opções dentro do setor público no IBGE para atuação como analista censitário, analista censitário regional, recenseador, agente censitário de informática, agente censitário supervisor, agente censitário administrativo e também para agente censitário municipal.

De forma bastante resumida, quem busca trabalhar dentro do IBGE precisa ter a consciência de que vai exercer funções que estejam relacionadas com os diferentes processos em torno da produção de censos para o Brasil, já que é basicamente esta – colocada de forma bem simplificada – a função do IBGE para o país, de forma que o trabalho vai ser relacionado a isso de alguma forma, seja sob a atuação de uma analista, seja sob a atuação de um agente censitário propriamente dito.

Em relação às provas, o formato não costuma diferir muito daquilo que costuma ser realizado em grande parte dos concursos públicos em geral no Brasil. Levando isso em consideração, os concursos para admissão no IBGE costumam ser compostos por uma etapa constituída da realização de uma prova objetiva com questões de múltipla escolha.

O conteúdo exigido na prova fica em torno de questões sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e também conhecimentos específicos em torno da área que se deseja atuar, de forma que se consiga selecionar aqueles candidatos que sejam mais aptos à vaga.

Vale ressaltar também que o IBGE é bem democrático no que diz respeito à formação dos profissionais.

Isso porque o Instituto conta tanto com vagas para profissionais que tenham nível superior completo – como é o caso das vagas para o cargo de analista – quanto para profissionais que tenham concluído apenas o nível médio – como acontece com as vagas para agente censitário -, de forma que todos consigam encontrar uma oportunidade para chamar de sua na hora de prestar o concurso.

Porém, aqui é preciso lembrar que concursos para o IBGE não são abertos com uma frequência regular e também costumam ser bastante concorridos. Afinal de contas, órgãos conhecidos e boas vagas costumam atrair um número maior de profissionais.

Por isso mesmo é importante que você acompanhe sites especializados em concursos para não perder as datas de inscrição quando for realizada a abertura dos concursos. Feito isso, basta escolher a vaga quem mais tem a ver com o seu perfil e com os seus objetivos de carreira, estudar e se dedicar e ver a aprovação chegar até a você, de forma a desfrutar de todos os benefícios que o IBGE tem a oferecer para a sua carreira.

Conheça as melhores vagas para trabalhar no IBGE
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.