Concurso público para USP – veja o que mais cai nessas provas

Tempo de leitura: 6 minutos

A USP é uma das faculdades mantidas pelo governo no estado de São Paulo, e também uma das de maior relevância mundial em nosso país devido suas pesquisas e qualidade ensino. Para se tornar um funcionário dela, todos devem se submeter à um processo seletivo de concurso público para USP. 

Com 42 unidades de ensino, a USP é a maior faculdade do Brasil, dividida em onze campos, localizados nas cidades de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, na cidade de São Carlos, em que possui 2 campi na cidade e na cidade São Paulo, com 3 campus, com o campus “Cidade universitária Armando de Salles” sendo sua sede. 

Entre as faculdades públicas, é aquela que possui maior número de vagas para graduações e pós. A USP também é responsável pela maior quantidade de formação de mestre e doutores  no mundo. Junto a seus projetos de iniciação científica, a USP faz sua fama mundial sendo responsável por 0,5% das pesquisas mundiais. 

Possuindo cerca de 42 bibliotecas, distribuídas por todos os campi. Cerca de 7 milhões de livros, teses e periódicos estão catalogados em seus acervos. Possuindo um sistema global de acesso simultâneo não só nos catálogos de suas bibliotecas, mas também das outras faculdades públicas de São Paulo, auxiliando a divulgação da informação. 

Nesta instituição de ensino, treze dos quarenta e três presidentes da república brasileira, como o próprio Fernando Henrique Cardoso. 

História USP 

O surgimento da USP se deu pela união de várias faculdades do estado de São paulo no ano de 1934. Como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), a Escola Politécnica de São Paulo e as Faculdades de Medicina e Faculdade de Direito. 

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi incorporada pela USP junto à Escola de Educação Física do Estado de São Paulo em 1960. Nessa época todas as escolas foram transferindo suas sedes de coordenadoria para o campus principal.  

Na época O governador de São Paulo Armando Sales e o jornalista Júlio de Mesquita tiveram grande importância na expansão e fundação da USP. Uma época em que a mesma recebeu vários professores estrangeiros para serem docentes e ministrarem aulas. 

Ela também esteve presente diversos momentos históricos brasileiros, como na ditadura militar, tendo parte de sua equipe de docentes cassados por serem partidários da esquerda política. 

Concurso público para USP 

Com todo esse gabarito e história, para cada cargo ser preenchido os concursos públicos para USP possuem as maiores exigências. Testando o domínio do candidato na matéria que pretende ministrar ou a eficiência daqueles que atuam nas outras áreas. 

Cada curso tem exigências diferentes dependendo de suas áreas de conhecimento, sendo elas a área de Humanas, de Exatas ou Biológicas. Tendo mais 220 cursos de graduação, o candidato que prestar para algum deles, precisa demonstrar domínio na matéria, nisso muito concurso público para USP é para a contratação de Professores Doutores. 

Um dos critérios da USP para a aceitação de candidatos para seus processos seletivos para futuros docentes, é a formação do candidato. Sendo ele um outorgado com o título de livre docência pela própria USP, ou tendo o reconhecimento da mesma sendo.  

Concursos para docentes 

Para cargos mais simples e administrativos, que acabam ficando distantes das salas de aulas, o critério que a USP usa os processos seletivos variam de acordo para a área, juntando conhecimentos específicos e domínio da língua portuguesa, matemática, informática e conhecimento de línguas estrangeiras. 

O salário pode variar entre um salário mínimo à R$ 4000,00. Com possibilidade de aumento, caso você venha se especializar na área, com graduações, cursos técnicos, entre outros. 

Concursos para docentes 

Para a Escola de Comunicação e Artes, o concurso público para USP procura encontrar em seus candidatos, competências que possam não ser só o conhecimento da matéria mas a capacidade de ensiná-las para outros. 

Por isso um dos testes para a admissão é uma prova oral, onde o candidato tem que ministrar uma aula de tema livre. Com exposição de um roteiro para a aula previamente elaborado. 

Uma prova de arguição, que tem como função avaliar a qualificação do candidato, sendo ela literária artística, literária ou científica.  

Para professores assistentes, o processo seletivo tende a ser menos exigente, não utilizando da  dinâmica da prova oral, simulando uma aula. Porém, o mesmo exige ainda competências e maestria nas áreas do ensino junto a avaliações escritas e didáticas. 

Como por exemplo, para o concurso público para USP de professor assistente do curso de matemática e estatísticas, o candidato deve mostrar competência em diversos assuntos específicos, como teoremas das funções implícitas em duas variáveis, máximos e mínimos condicionados, integrais de linha e de superfície, entre outras áreas.  

Concurso para a área da Saúde 

A universidade USP dispõe de uma unidade de ensino para a área de saúde. É conhecido como Hospital Universitário (HU). Ele funciona como um Hospital escola, onde ele tem como objetivo servir os alunos na área dos estudos nas áreas da saúde e também servir como hospital comunitário. Prestando assistência para as comunidades nos distritos vizinhos. 

Com esse critério, o concurso público para USP para o Hospital universitário, usa com critério a graduação em medicina ou em qualquer outra área da saúde que ali atendam. Os salários inicialmente podem ser de até R$4000,00 e a carga horária chega a ser de 20 horas semanais. 

Como por exemplo para aqueles que prestam o processo seletivo para serem médicos radiologistas. Além da necessidade de terem alguns anos de residência na área, o candidato deve ter conhecimentos na área de radiologia sendo capaz de diagnosticar após análise de imagem, ter conhecimentos de informática e de administração pública. 

Se preparando 

Agora você sabe os critérios que a USP para qualquer cargo. Então se prepare, monte seu esquema de estudos focando nas áreas que pretende trabalhar sendo elas como um agente da saúde, docente ou em um cargo administrativo e mantenha no seu maior nível sem perder tempo com outras matérias que não são da sua área.

Concurso público para USP – veja o que mais cai nessas provas
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.