Competição de igual para igual nos concursos públicos!

Tempo de leitura: 7 minutos

Concurso confirmado. Edital publicado. Inscrições abertas. Datas previstas. E milhões de pessoas para uma centena de vagas. Roteiro muito parecido para qualquer cargo público em disputa. 

Todos têm a mesma informação e sabem como alcançar o sucesso para conseguir a aprovação. O que diferencia um do outro é o desejo destemido em alcançar a glória. É o quanto, e o quê você está disposto a sacrificar para alcançar o seu objetivo. 

Porque, quando todo mundo pega em mãos o conteúdo programático do concurso, ninguém é melhor do que ninguém.  

Na verdade, a cobiça, o sacrifício, a determinação e o material de estudo, é que farão a diferença. É aquela obstinação intensa para conseguir o que tanto almeja: a aprovação em um concurso público. Esse será o verdadeiro diferencial entre você e seus concorrentes. 

Todos são capazes, isso é fato, e podem conseguir. O que distingui vocês são a perseverança e a tenacidade de cada um. Os que não possuem isso se perdem pelo caminho, dando passagem para os mais fortes e determinados. 

Nunca deixe a motivação apagar e lute constantemente para bater suas metas e galgar rumo a concretização de seus sonhos. 

 

Abaixo vamos discorrer sobre algumas dicas, e também algumas palavras de incentivo para você que sonha com um cargo público: 

  • Escolha a área que pretende se especializar e siga no mesmo caminho 

Fazer vários concursos a esmo, tira um pouco do seu foco. As matérias às vezes não são as mesmas e você pode se confundir nas interpretações, alíás, isso é bem comum 

A única ‘vantagem’ é que você adquire mais experiência a cada concurso realizado, mas melhor que seja dentro da área definida para seguir profissionalmente. 

  • Defina o seu local ideal para estudar 

É o primeiro passo a se tomar após a tomada de decisão em virar um concurseiro.  

Dê preferência a ambientes tranquilos e que te remetam um ar de serenidade. Ambientes que não vão te desconectar do objetivo principal. 

  • Deixe o material todo separado antes de começar a estudar 

Lápis, caneta, marca textos, rascunhos, livros, apostilas, cadernos, enfim, tudo que é necessário para estudar devem estar em ordem e separados.  

Lembre, você corre contra o tempo e não pode se dar ao luxo de ficar indo buscar coisas que deveriam estar às mãos. 

A interrupção do raciocínio compromete o entendimento. 

  • Evite ficar saindo para matar a sede ou fazer lanche 

Tenha sempre por perto água ou suco e algum tipo de lanche ou frutas. Evite alimentos que causem sono ou que requer atenção total para comer.  

Opte por alimentos que te dão mais energia, e beba água com frequência. 

  • As dificuldades existem para serem vencidas 

Pensamento positivo sempre. Se atrasou o cronograma por algum motivo, refaça-o, ou dê um jeito de recuperar nos próximos dias. 

Se não está entendendo, dê um tempinho e depois volte na matéria. Talvez até melhor que seja em outro dia. Procure ajuda caso não progrida, não é vergonha.  

Os obstáculos só se tornam grandes se a sua vontade de vencer for menor. 

  • Faça planejamento diário de todas as atividades a serem desempenhadas 

Trace objetivos para o dia a dia e tente executar todos eles. E comemore as pequenas vitórias, dando um prêmio a si mesmo.  

Pode ser uma fruta ou uma barra de cereal. Às vezes uma caminhada para relaxar. Isso passa uma importante mensagem para o cérebro de que terá ‘mimos’ quando uma etapa for concluída, e o deixará mais propenso ao aprendizado. 

Importante não deixar acumular matérias demais para estudar de uma só vez. E, nem estude só de véspera, isso não funciona. Não há absorção completa da matéria, muito pelo contrário, vira um emaranhado de assuntos, facilmente confundidos. 

  • Seu cérebro tem espaço de armazenamento infinito 

Se o conteúdo for assimilado de modo correto, jamais esse conhecimento se perderá na sua mente. Seu cérebro não cansa por receber tanto conhecimento. Explore-o ao máximo. 

  • Sinta e respeite o seu corpo 

O seu corpo precisa de descanso. Ficar mais tempo acordado estudando não significa que está aprendendo mais. A absorção não é a mesma, e com certeza, terá que retornar na mesma matéria para revisar. 

Além disso, o sono é responsável por reter e consolidar o aprendizado no cérebro.  

Se você sentir que está na hora de parar, de dar um tempo, escute o seu corpo. Melhor continuar depois do que ter problema de saúde depois, não? 

  • Concentre-se no objetivo principal 

A concentração e a determinação são muito importantes para realizar seu sonho. Não desvie do caminho. Manter o foco é indispensável para chegar ao sucesso. 

Faça o que tem que ser feito. Como diria Aristóteles: “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” 

Somente a leitura em si pode não ser suficiente. Escreva, anote, faça rascunhos e exercícios. Use o que tem em mãos, mesmo não sendo o suficiente. Não fique arrumando desculpas para não estudar. Fazer simulados é outra alternativa interessante. 

Anote o seu objetivo e deixe-o visível. Fixe bem ele na sua mente. 

  • Nunca espere que a sorte resolva para você 

Aquele que acerta um prêmio acumulado na loteria tem sorte. Nuca ouvi falar de um profissional que ingressou na carreira pública através de um processo seletivo por sorte. 

Nos mundo dos concursos públicos sorte significa esforço e estudo. Partindo desse princípio, quanto mais estudar, mais sorte terá. 

Onde você pretende estar daqui a alguns anos? Onde a sorte te levar ou onde quer? Se você não se empenhar e guerrear pelo seu futuro, terá de aceitar o que vier sem reclamar. 

  • Mantenha a constância 

Mesmo se o ritmo não for acelerado como outros, o importante é não parar nunca. Mesmo que devagar, procure sempre estar estudando alguma coisa.  

Lembre-se, se tiver estudado só um pouco hoje, já saberá mais do que sabia ontem, concorda? 

Não se esqueça da importância de pequenas pausas a cada hora estudada, mas com moderação. 

  • Tire lições da reprovação 

Você ser reprovado não quer dizer que não aprendeu nada. Tire lições dessa reprovação e procure melhorar no próximo concurso. Com entusiasmo e persistência, a aprovação chegará. 

  • Foco! 

Dedique aos estudos sem a interferência de familiares e amigos. Deixe de lado computadores e celulares. Nesse momento sua cabeça deve estar voltada exclusivamente nos estudos.  

Computadores somente se forem para pesquisas complementares. Desative mensagens temporariamente de redes sociais para evitar distrações. 

  • Sinta-se bem e confortável 

Além do local de onde estuda, você mesmo deve se sentir bem. Use roupas confortáveis, que não te apertem ou que prenda seus movimentos.  

Liberte-se de tudo que o incomoda no momento de estudar, e principalmente na hora de fazer as provas.  

  • Você pode traçar o seu futuro 

Sua dedicação poderá levá-lo a outro patamar. Abdique hoje em prol do amanhã.  

  • Tenha atitude e cumpra o que se propôs 

Faça seu planejamento, defina seus objetivos, coloque a mão na massa, não quebre a rotina, não desanime e estude.  

E quando sentir que está pronto, estude mais um pouco. 

 

Competição de igual para igual nos concursos públicos!
4 (80%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *