Como são realizadas as provas de aptidão física

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos são uma das alternativas mais procuradas pelos trabalhadores pelo fato de serem uma opção que oferecem estabilidade empregatícia, algo que tem sido extremamente procurado por conta da situação de crise que o país enfrenta e pelos altos índices de desemprego, que tem atingido não só pessoas de menor escolaridade e classe mais baixa, como também profissionais com formação superior e até mais do que isso, como engenheiros e arquitetos.

Mais ainda, os concursos são uma oportunidade para trabalhar em bons cargos ganhando altos salários, que costumam ser maiores do que aqueles que são oferecidos pela iniciativa privada, e que acabam se somando com os benefícios que diversas instituições oferecem. Tudo isso com a possibilidade de ter uma jornada de trabalho bem definida e sem horas extras, algo praticamente impossível de se encontrar na iniciativa privada.

E dentro do espectro de concursos, há aqueles com salários extremamente altos, que ultrapassam facilmente os R$ 10 mil e que, por conta disso, são as opções mais concorridas. E ao contrário do que muita gente pensa, a grande parte destes concursos que são mais complexos e mais concorridos não acontece em uma etapa só, requerendo provas de aptidão física além da prova objetiva com questões de diversos conteúdos que são cobradas em todos os concursos.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender com detalhes como funcionam as provas de aptidão física em concursos públicos e quais carreiras são contempladas por elas. Tudo para que você consiga se preparar com antecedência e não ser pego desprevenido quando passar pela primeira fase de um concurso desejado e disputado.

Afinal de contas, quando falamos de concursos públicos, estar preparado nunca é demais e estar prevenido é menos ainda.

Entenda como funcionam as provas de aptidão física em concursos públicos

Também conhecidos como TAF – Testes de Aptidão Física – as provas de aptidão físicas são exigidas em alguns cargos oferecidos pelo funcionalismo público e que vão requerer uma boa preparação física para a realização da função para a qual você se candidatou para entrar.

O teste é principalmente muito comum em carreiras policiais, que requerem uma boa preparação física. Dessa forma, os testes de aptidão física costumam ser realizados em concursos para Polícia Federal, para a Polícia Civil, para o corpo de bombeiros, para a Polícia Militar e até mesmo para vagas de agente de trânsito ou de técnico de segurança na área de transporte, todas ocupações que exigem bastante do corpo do funcionário.

A prova basicamente vai servir para avaliar se o candidato tem ou não a capacidade física de realizar todas as funções para a qual será designado. Ou você consegue imaginar um bombeiro com baixa capacidade física?

Dessa forma, quem prestar um concurso para qualquer vaga dentro dessas áreas precisa ter em mente que, após a maratona de testes teóricos – na qual não é fácil ser aprovado – vai precisar também passar por um puxado teste físico para descobrir se é ou não apto para a função que deseja ocupar.

Alguns dos testes bastante comuns em provas de aptidões físicas consistem em flexões de cotovelo na barra fixa, salto de impulsão horizontal, flexão abdominal, corrida de doze minutos e também natação. Aqui vale ressaltar que todos os exercícios são realizados em várias séries durante a prova e a intensidade e frequência de cada um vai variar de concurso para concurso.

Dicas para se dar bem nas provas de aptidão física

Por conta da dificuldade e da importância das provas de aptidão física, é importante começar a se preparar com bastante antecedência, já que o corpo demora um certo tempo para pegar força e resistência. Ou seja, não adianta você chegar na prova sem ter treinado nada que muito provavelmente você vai acabar sendo reprovado e não vai conseguir ocupar a vaga mesmo tendo conseguido ser aprovado nas provas teóricas.

Pensando nisso separamos aqui algumas dicas para ajudar você no processo de preparação e também na hora da prova. A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar quais tipos de exercícios vão cair na prova de aptidão física não só para não ser pego de surpresa, mas também para concentrar a sua preparação física realizando os exercícios que são pedidos.

Outra dica importante é lembrar que se dedicar é essencial e que treinar também é importante, mas ainda mais importante é evitar a sobrecarga dos seus músculos tentando realizar tudo o que você precisa fazer de uma vez só. Isso só vai fazer com que você consiga um conjunto de lesões e acabe ficando incapacitado de fazer a prova, além de poder ganhar alguns problemas musculares futuros.

Antes da prova, principalmente no dia anterior, é importante que você tenha um dia tranquilo e tire o dia todo para descansar. Uma boa dica para estar em seu máximo desempenho no dia da prova de aptidão física é dormir bem, não consumir bebidas alcoólicas e não praticar nenhuma atividade intensa demais ou qualquer tipo de atividade que possa prejudicar o seu desempenho na prova de aptidão física.

Isso porque, por mais que você tenha toda a capacidade de fazer a TAF bem-feita e tenha treinado por meses, caso você tenha uma noite ruim e exagere nas saídas no dia anterior, a chance de você fazer uma prova ruim e ser reprovado na TAF é muito grande, o que vai fazer com que todo o seu esforço seja desperdiçado, tanto físico quanto intelectual.

Por fim, é importante que antes da prova, durante o seu período de preparação física, você não tente fazer as coisas sozinho e procure o auxílio de um profissional. Isso porque ele não só vai saber guiar você para os exercícios mais adequados, como também vai garantir que você não sofra lesões durante os treinamentos, sempre respeitando os seus limites.

Tendo tudo isso em mente, basta se concentrar e se preparar que não tem porque você ser reprovado na TAF. Lembre-se sempre de ter calma durante o exame para não se atrapalha

Como são realizadas as provas de aptidão física
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.