Como identificar os concursos públicos mais fáceis?

Tempo de leitura: 6 minutos

O objetivo de um concurso público é filtrar candidatos mais capazes de aturem no ramo de administração pública. Justamente por isso, concursos públicos apresentam uma vantagem imensa comparado a diversos empregos do mercado de trabalho brasileiro: um salário melhor, comparado a execução das mesmas funções fora da administração pública.

Normalmente é justamente esse benefício do salário que tanto atrai pessoas que desejam prestar concurso público por todo o país. Muitos se inscrevem anualmente nos mais diversos concursos, com a simples esperança de serem chamados.

Mas, o que fazer quando você acabou de chegar na idade de conseguir prestar um concurso, mas não está pronto ou não estudou? Escolher concursos mais fáceis poderão te dar uma vantagem maior durante as provas, e mesmo que você não tenha se preparado, há uma chance de você passar, e começar a logo ganhar um salário muito mais afortunado.

Diversos fatores influenciam nas dificuldades de um concurso, e aqui vamos falar além disso, dois tipos mais fáceis de concurso público de se passar. Se você decidir por usufruir dessas vantagens, poderá se tornar um servidor público em pouquíssimo tempo. Esse tipo de oportunidade única poderá te abrir muitas portas mais para frente.

Afinal, caso passe em um concurso para vagas menores, conseguirá uma segurança e estabilidade financeira muito maior, além de conseguir uma confiança muito maior para seus posteriores concursos públicos, na busca por aquela vaga dos sonhos.

Os mais fáceis concursos públicos

Os concursos públicos mais fáceis variam de acordo com diversas características. A seguir vamos falar a respeito das 5 principais características de concursos públicos mais fáceis.

  1. Taxa de concorrência menor, ou seja, concurso público menos concorrido.
  2. Possui cadastro de reserva
  3. Cargo com formação de acordo com seu ensino superior.
  4. Concursos municipais
  5. Oferecem poucas vagas

Nenhuma dessas características é necessariamente excludente, porém, participar de um concurso com somente uma dessas características já será o suficiente para te promover uma vantagem incrível.

E também, não é porquê um concurso público é fácil, que ele deverá ser subestimado. O ideal é usar de suas melhores táticas para que seja possível passar nele com total facilidade e confiança.

Abaixo vamos falar com mais detalhes das características que definem um concurso fácil, e porquê essa definição auxilia tanto assim na taxa de sucesso de um concurso público.

Concursos públicos com taxas de concorrência menores

Todo concurso público possui uma taxa fixa que é o percentual de concorrência pertencente a ele. Se possuem, 100 vagas e 1000 concorrentes, sua chance de passar será muito baixa, porém se um concurso de salário semelhante possui 100 vagas e 200 concorrentes, suas chances serão muito maiores, não concorda?

Normalmente, os concursos públicos com pouca concorrência decorrem de um salário um pouco menor que o da média para vagas no setor público. Leve em conta que essa média salarial do setor público já é acima da média salarial do mercado de trabalho brasileiro.

Mas há diversos outros motivos que podem levar um concurso público a não ser muito concorrido. Temos, por exemplo, a possibilidade de sua divulgação na mídia ter sido muito pobre, a vaga não ser muito visada pelo público, já ter sido ofertado em cidades próximas, ou até a vaga ser para outras cidades e estados.

Diversas situações podem levar um concurso público a ter sua taxa de concorrência bem baixa, e encontrar esses fatores é o ideal para encontrar um concurso que seja fácil de se passar.

O cadastro de reserva

Um concurso público que oferece cadastro de reserva tende a atrair pouquíssimos candidatos interessados na vaga, e por isso, acabam sendo muito mais fáceis passar, simplesmente por ter um percentual muito baixo de pessoa inscrita por vaga.

Assim, caso decida prestar um concurso público, preste um que possua cadastro de reserva, pois ele terá uma taxa de aprovação maior que os outros mais visados. As pessoas, no entanto, costumam ficar confusas sobre o cadastro de reserva, sobre sua função, e porquê os aprovados não são chamados de imediato lá.

O cadastro de reserva é feito para o preenchimento de vagas de pessoas que irão se aposentar, ou mesmo se demitir o que é raro. Dependendo do cargo, caso possua diversos no mesmo local ou setor.

No caso também de abertura de novo setor, o cadastro de reserva é usado pois o órgão público não sabe ainda exatamente quantos funcionários irão precisar.

A boa notícia é que, se passar em um concurso do cadastro de reserva, e a demora para ser chamado for muito grande, você poderá recorrer à justiça, considerando então o tempo de espera e demora como uma lesão. O importante é estar dentro da lei e de acordo com o edital, para recorrer dentro de seu direito.

Cargo com formação específica

Você já deve ter percebido concursos públicos cuja única obrigatoriedade no curriculum é o ensino médio, atraem um número imenso de candidatos e são os mais concorridos no Brasil. Até mesmo pessoas que já cursaram ensino superior, muitas vezes preferem esses que só exigem o ensino médio.

Portanto, prestar concurso para alguma formação específica garante que você concorra com um número muito menor de candidatos. Essa opção só é válida para alguém que já se formou em alguma faculdade anteriormente, mas é uma excelente forma de eliminar a concorrência gigantesca.

Concurso público municipal

Os concursos públicos mais disputados são os concursos federais ou estaduais. Para fugir dessa concorrência, procure um concurso com vaga municipal, principalmente se vive fora da capital ou dos grandes centros urbanos e metrópoles do país.

Além de serem menos concorridos, todo o processo de montagem do concurso é muito mais rápido, assim como a seleção e início das vagas. As taxas e inscrição também costumam ser menores, e os salários podem vir a ser maiores também.

Concurso público com poucas vagas

Muita gente pensa que um concurso público com poucas vagas te dá uma menor chance de passar, e justamente por isso fogem constantemente. A ironia é que esse pensamento geral facilita o candidato a passar nessas vagas.

Pense assim, é mais fácil passar em um concurso que tem 5 vagas e somente 30 competindo por ela, do que um concurso que tem 100 vagas e possuem 1000 pessoas na disputa por ela. Vá em concursos com poucas vagas, que suas chances de vitória serão muito maiores!

Como identificar os concursos públicos mais fáceis?
3 (60%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.