Como chegar preparado (a) para um Concurso Público

Tempo de leitura: 6 minutos

A grande dúvida dos candidatos em concursos públicos é saber se estão preparados pra realizar uma prova daquele nível, com tal importância na carreira e no futuro de cada pessoa ali presente.

Por causa do peso dessa prova, muitos acabam transformando a prova em um verdadeiro pesadelo, ou seja, subindo o grau de nervosismo, perdendo atenção e o foco constantemente, ansiedade e insegurança para responder as questões.

O mais difícil é achar pessoas que realmente estão preparadas para enfrentar certas horas de teste, com questões que requer atenção e leitura. Entretanto, claro que existem muitos homens e mulheres que se dedicam durante meses para realizar o sonho de ocupar um cargo público, passando grande tempo estudando e preparando-se para o momento certo.

Estudo

Geralmente, as provas e testes para concursos públicos exigem um nível de estudo, pois a concorrência é grande, então para isso é aplicadas um grau de dificuldade com o objetivo de selecionar apenas os melhores e mais preparados.

Devido a algumas circunstâncias, também foram colocadas algumas pegadinhas entre as questões, ou seja, procurando reforçar atenção dos candidatos durante a prova. Neste mesmo pensamento, conseguiram atingir um ponto aonde muitos são desclassificados por falta de atenção e erros considerados pequenos.

No entanto, o estudo deve ser ligado ao conteúdo da prova, procure os materiais disponibilizados dos testes passados, retrasados e etc.

Pesquise conteúdo do ensino médio, estude artistas brasileiros da antiguidade, na parte de literatura, em relação a parte de exatas reforça as fórmulas de matemática, química, física busque no geral rever a matéria estudada no fundamental e no ensino médio, pois são essenciais para estar pronto.

Facilidade ao Conteúdo

Antigamente era complicado estudar e se preparar para uma grande oportunidade, não apenas para concursos públicos, mas também para o Enem, provas de universidades entre outros.

Porém, com o desenvolvimento da tecnologia podemos buscar materiais através do computador, ou seja, via online sem nem ao menos sair de casa você pode estudar tranquilamente.

Este é um ponto que realmente ajuda milhares de brasileiros, com a facilidade de absorver os materiais publicados na rede torna muito mais fácil estudar para a prova. Hoje em dia os arquivos atendem todo tipo de aparelho, sendo móvel ou não.

Com a facilidade de acesso ao conteúdo, muitos candidatos pesquisam os testes anteriores através do site do governo ou então por postagens no Google, Youtube e afins. Mas, mesmo assim, ainda persiste a dúvida em qual conteúdo estudar mais? Por onde começo? Todo o material é necessário? Deixar alguma matéria de lado para focar mais em outra é interessante?

As respostas para essas perguntas são basicamente iguais, pois estudar e ir preparado para um concurso público é extremamente importante até porque você ganha uma ligeira vantagem sobre aqueles que estudaram menos e revisaram poucas vezes.

Portanto, não deixe nenhum conteúdo de lado, estude apostilas e materiais do começo ao fim e não se prenda a estatísticas de quantas horas diárias pra estudar, como aprender tudo em apenas uma hora, isso é inexistente. Tudo dependerá do seu esforço e dedicação para conquistas a vaga.

Dicas de Preparo

  • Estude diariamente e pratique sua memória com os conteúdos
  • Evite acumular stress e nervosismo na semana que realizará a prova
  • Durante a prova mantenha-se calmo, respire lentamente
  • Leia e releia a questão a ser respondida
  • Busque conhecimento através dos livros
  • Faça um roteiro de estudo, durante três dias matérias de textos, ou seja, humanas e após esse intervalo comece a estudar as exatas
  • Crie um grupo de estudo entre amigos, conhecidos, parentes
  • Nunca decore o conteúdo, sempre tente entender e enfatizar o conhecimento
  • Estudo apenas o quanto aguentar, não force demais em apenas um dia. Estude com consciência, não force demais o corpo em relação ao cansaço e concentração

Seguindo essas etapas básicas, o seu sucesso em busca do objetivo será muito bem encaminhado. As dicas foram organizadas com o pensamento simples e básico de seguir, não existe nada impossível sinalizado, porém, é necessário comprometimento e dedicação.

Descanso, estudo e Foco

Ao aproximar a data da prova, procure controlar o período de estudo e descanso para prosseguir focado ao objetivo final. Nunca abandone um desses três elementos, pois são muito importantes para qualquer conquista seja ela profissional ou pessoal.

Quando um item atropela o outro, ganha mais atenção que o outro dificilmente o resultado será positivo. Quem estuda demais fica focado, porém perde em relação ao descanso. Quem está apenas focado, mantém um bom estudo e esquece-se de descansar, mas também quem descansa demais perde o foco e o estudo.

É aconselhável manter um bom nível entre os tópicos e seguir as dicas disponibilizadas neste artigo, não evite nenhum e suas chances de sucesso aumentaram consideravelmente.

Conclusão

Entendemos que para atingir um ótimo preparo e sentir-se seguro para realização de uma prova de concurso público é necessário empenhar-se agarrando com muita força a oportunidade.

Os recursos estão disponibilizados a todo o momento, materiais para estudo, livros, jornais, revistas e provas anteriores sempre estarão à disposição o único que você não irá conseguir com facilidade é a disposição e força de vontade.

Um teste de concurso público terá muitas pegadinhas e questões lógicas, para prender atenção do candidato e evitar cópias. Por isso, possuem provas diferentes e com perguntas alternadas.

Outro ponto muito importante e não menos relevante que os demais, é ter paciência após a realização da prova. Pois, os números de aprovações podem ser altos ou baixos, o grande segredo é esperar calmamente e aguardar seu posicionamento na lista, não se desespere e tome qualquer atitude sem pensar, fique firme e confiante porque no momento certo irá ser sua chance.

Por fim, os materiais hoje em dia são disponibilizados com grande facilidade para os estudantes, basta se programar e ocupar seus estudos com materiais de relevância e focar toda sua atenção naquele ideal. Ao chegar na prova, seu nível de preparo estará forte e pronto para fazer o teste.

 

Como chegar preparado (a) para um Concurso Público
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.