Atividades físicas ajudam a melhorar a concentração?

Tempo de leitura: 6 minutos

Que fazer exercício auxilia sua saúde e garante vários benefícios você já sabe. Mas já pensou o quanto uma atividade física pode melhorar a sua concentração nos estudos? Passar em um concurso público exige dedicação e disciplina e foco.

O costume é dedicar todo o tempo possível para os livros e ficar o mais bem preparado possível.

Porém, pesquisas mostram que quem consegue dividir seu tempo entre estudos e atividades físicas apresenta uma série de diferenças no aprendizado em comparação com aqueles que deixam para lá e se dedicam somente aos livros.

“Mens sana in corpore sano”

Existe uma citação em latim que expressa o quanto o cuidado com o corpo ajuda a mente ficar saudável.

Equilibrar atividades físicas com os estudos pode trazer uma série de benefícios para o seu aprendizado – e para o seu corpo.

Mas porque isso acontece?

Quando uma pessoa se exercita, a produção de neurônios aumenta. Logo, a pratica de atividades físicas aumenta o desenvolvimento de células cerebrais, que criam novas conexões interneurais e ajudam a manter a mente sempre ativa.

Praticar exercícios também auxilia na fixação de conteúdos e melhora a concentração, além de melhorar os reflexos. Tudo isso ajuda no tão famoso foco que todo mundo que estuda para um concurso procura.

Elas também ajudam a minimizar os níveis de estresse que tendem a subir quando você está se preparando para uma prova importante- como um concurso público.

 As atividades físicas fazem como corpo liberar beta-endorfina, uma substancia que proporciona prazer e aumenta a sensação de bem-estar. Isso garante que o estudante mantenha o foco e tenha animo para concluir a jornada diária de estudos.

Como conseguir se exercitar sem atrapalhar a rotina de estudos para o concurso?

Concurseiros costumam tomar todo o seu dia estudando, mas é indicado que você consiga separar algumas horas do seu dia para se exercitar pelo menos 3 vezes na semana.

Escolha um esporte ou exercício que você goste de praticar, para que você sinta que é um prazer e não uma obrigação para os seus estudos e se mexer um pouco.

Prefira exercícios leves, já que os mais pesados podem te deixar cansado demais para continuar estudando após a atividade física. Estudar cansado não costuma gerar bons resultados.

Danças e atividades ao ar livre são a melhor opção para relaxar corpo e mente, além de proporcionar todos os benefícios já citados aqui.

Quais são as melhores atividades físicas para me ajudar passar no concurso?

#1 Artes Marciais

Lutas costumam cobrar muita disciplina – qualidade básica para passar em um concurso público.

O aluno é sempre estimulado ao chegar no seu limite e se superar constantemente. Logo nos primeiros dias já dá para perceber que praticar uma luta é uma mais que bater ou apanhar: é necessário avaliar estratégias, antecipar o movimento do adversário e ter um raciocínio rápido e logico.

#2 Escalada

A escalada, além de atividade física, também promove momentos de solidão, paciência e foco para conseguir chegar ao topo.

O sentimento de recompensa quando se chega ao lugar desejado alimenta a vontade de vencer mais desafios e aumenta a autoestima

#3 Slackline

Slackline é a prática de se equilibrar sobre uma fita – a famosa corda bamba.

Ela não exige tanto a força de quem o pratica, e sim controle, paciência e muita concentração.

Essas qualidades ajudam o concurseiro a lidar com situações tensas, como na hora da prova.

#4 Corrida

A corrida é um exercício aeróbico muito simples de fazer, já que não exige equipamentos ou ambientes adequados. Basta você e um tênis.

Essa atividade está relacionada com a liberação de serotonina, substância “mágica” que ajuda a regular o sono, o apetite e ainda ajuda a evitar enxaqueca.

#5 Dança

A dança é um tipo de esporte leve que traz inúmeros benefícios para o concurseiro. Ela ajuda a desenvolver confiança, melhora a capacidade de socializar e combate a depressão – além de ser muito divertida!

Além disso, pode ser praticada em grupo, o que faz a pessoa ficar mais relaxa e menos tensa com os estudos.

#6 Yoga

O yoga é um combo 2 em 1: traz benefícios da meditação e de atividades físicas.

Os exercícios de respiração dessa prática ajudam muito na concentração e foco para quem passa horas e horas com a cara enviada nos livros.

Além disso, te ajuda em algo que a maioria das pessoas esquece: A postura.

Ficar horas sentado em uma cadeira estudando pode gerar dor nas costas que atrapalham todo o cronograma de estudos. Os exercícios de flexibilidade e equilíbrio vão ajudar a corrigir a postura, além de melhorar respiração e circulação.

#7 Futebol

O esporte que é mania nacional também é indicado para concurseiros.

Além de trazer todos os benefícios da corrida – aumentar serotonina, a oxigenação do cérebro e muita mais – ainda é um dos esportes que as pessoas praticam sem perceber.

Os dribles estimulam a atividade neural pois trabalham o raciocínio e o reflexo, além da capacidade de planejamento aumentar graças as jogadas em equipe.

#8 Tênis

O tênis é uma atividade física indicada para todo mundo por melhorar a coordenação motora, os reflexos, reduzir a ansiedade e prevenir osteoporose.

Além disso, traz doses importantes de vitamina D e ajuda o corpo a absorver cálcio já que normalmente é praticado ao ar livre.

É um esporte em conjunto e praticado ao ar livre – sol e socialização não são coisas que costumam fazer parte da vida de um concurseiro.

Por isso, o tênis traz muitos benefícios para alguém que está se preparando para um concurso.

Números sobre atividades físicas no estudo

Uma pesquisa realizada e Harvard mostrou que a pratica diária de exercícios aeróbicos por 20 minutos melhora pelo menos três funções cerebrais ligadas diretamente ao aprendizado.

De acordo com o Salk Institute, na Califórnia, pessoas adultas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% a sua capacidade de aprendizado e concentração.

Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Ollinois afirma que crianças e adolescentes que praticam atividades físicas com frequência apresentam um desempenho escolar 20% superior à de alunos considerados sedentários.

Com todos esses benefícios, não espere mais para ter uma rotina saudável com atividades físicas. Você só tem a ganhar.

 

 

 

Atividades físicas ajudam a melhorar a concentração?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.