9 vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos

Tempo de leitura: 5 minutos

A procura por um emprego que traga estabilidade é o que todos almejam independentemente da idade. E devido ao baixo favorecimento em algumas áreas, o mercado de concursos público está chamando cada vez mais a atenção dos jovens, e que procuram por vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos para tentar iniciar suas carreiras na tentativa de garantir alguns benefícios que o cargo público pode vir a trazer em suas vidas.

Essa grande procura por estabilidade tem sido um dos grandes motivadores para muitas pessoas – independentemente da idade – procurarem cursos especializados em concursos públicos para ajudar nessa árdua concorrência que este mercado se encontra.

Mas, apesar dessa grande procura, os concursos públicos têm sido uma alternativa para os jovens que se encontram inseguros quanto ao seu futuro tanto no país como geral quanto na área que gostaria de se inserir.

E devido a maior idade ser um grande momento da vida, no qual você precisa decidir seu futuro em pouco tempo, é importante lembrar que existem vantagens e desvantagens para aqueles que pretendem tentar seguir uma carreira pública.

Vantagens de ser concurseiro 

Para aqueles que ainda estão na dúvida se ingressam ou não na vida dos concursos públicos e quais as vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos, uma das principais vantagens do cargo público, é a estabilidade. Lembrando que a demissão não é algo impossível, a tranquilidade que um cargo público pode trazer para a vida da pessoa é de grande incentivo para tentar prestar um concurso.

A remuneração também é um fator que chama a atenção dos concurseiros de plantão. A média do salário de um cargo público costuma ser bem superior ao de um funcionário de uma empresa privada, por exemplo.

Além disso, a vida pública pode facilitar na retirada de licenças e férias, e pode trazer benefícios em relação a aposentadorias – assunto muito debatido nos últimos meses. E as outras vantagens do cargo público são em relação ao ritmo de trabalho em comparando com as grandes empresas privadas.

A carga horária é estabelecida e há casos em que não há a necessidade de fazer horas extras.

E o outro benefício é que em concursos públicos não é necessário possuir algum tipo de experiência no mercado de trabalho, ou seja, a avaliação do candidato se baseia apenas e, literalmente, no resultado da prova.

Desvantagens de ser concurseiro

Assim como existem as vantagens, há também as desvantagens. Mas isso não deve ser motivo para que a pessoa deixe de procurar vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos.

Entre os pontos negativos para quem pretende prestar um concurso público está o tempo para se preparar para os exames. Passar e ingressar em um cargo público não é uma das tarefas mais fáceis, é muito importante se dedicar, estudar muito, ter paciência e vontade. Por ser um mercado muito concorrido, é comum que a dificuldade seja grande.

Outra desvantagem para quem procura prestar um concurso público, é a estagnação no cargo. Ou seja, dependendo do cargo que a pessoa exercer, dificilmente ela irá subir na carreira e conseguir um lugar de respeito na organização. Em casos onde é possível a ascensão na carreira, ela pode levar um tempo maior do que o que a pessoa deseja.

Concurso para nível fundamental

Poucas pessoas conhecem, mas há os concursos públicos para nível fundamental, onde alguns cargos aceitam mesmo com a escolaridade incompleta e ainda oferecem benefícios que outros tipos de concursos.

Alguns cargos que fazem parte deste tipo de concurso são: motorista, telefonista, vigilante, auxiliar de serviços gerais, merendeira e entre outras vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos que podem ser opções para muitos jovens.

Vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos

Para entrar no universo dos concursos públicos, algumas vagas possuem idade mínima de 18 anos e máxima de 69 anos.

Por conta da dificuldade de encontrar uma carreira que atenda a todos os desejos de um jovem, a procura por vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos pode ser uma alternativa para os novos jovens que procuram ingressar na vida pública.

Bombeiro Militar

Entre as vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos está a do Corpo de Bombeiros Militar. Ele exerce atividades dentro da unidade do Corpo de Bombeiros Militar, atua em equipes que são formadas nas corporações por meio da supervisão dos oficiais que apresentam uma patente superior. O bombeiro pode realizar trabalhos em ambientes fechados, abertos e veículos.

Exército Brasileiro

Outra opção das vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos está a do Exército Brasileiro. O candidato fará parte de uma das três Forças Armadas do Brasil, que é a responsável por defender o país de operações terrestres e garantir o seguimento da lei, da ordem e dos poderes constitucionais existentes.

Polícia Militar

O concurso da Polícia Militar é uma das vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos. Ela é a responsável por manter a segurança da população e por impedir que crimes venham a acontecer. A polícia vai as ruas e circula por diferentes lugares públicos, procurando garantir a tranquilidade das pessoas que vivem naquele local.

Aeronáutica

A Aeronáutica é também uma das vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos. Ela é a responsável pela atividade e pelo estudo da locomoção aérea dentro da atmosfera terrestre. No Brasil, também se designa a Força Aérea.

Nesta profissão, existem dois ramos de trabalho somo, por exemplo, na Aeronáutica Militar (uso com fins militares das aeronaves) e na Aeronáutica Civil (uso com fins privados e comerciais).

Essas são algumas das vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos e que procuram se encontrar em uma área que possa trazer estabilidade e, até mesmo, uma forma de seguir um sonho ou desejo que sempre teve, mas que nunca imaginou começar em um cargo público.

Encontrar uma carreira que faça feliz e traga pontos positivos é o que todos desejam e sonham, independentemente da idade.

9 vagas recomendadas para quem acabou de fazer 18 anos
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.