7 Truques para você interpretar correntamente os enunciados das questões do concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a iniciativa pública se tornando cada vez mais atraente, com seus salários competindo ou sendo até mesmo superiores ao da iniciativa privada, além de benefícios como jornadas de trabalho menos puxadas, férias garantidas, aposentadoria garantida, e a tão desejada estabilidade empregatícia, é comum ver que cada vez mais pessoas almejem cargos deste setor.

Enquanto a valorização deste setor é importantíssima para o país, é importante ter a noção de que não é tão simples assim ingressar em um cargo público.

Afinal de contas, para isso, você precisa passar em uma prova desenvolvida especialmente para escolher funcionários que se destacam. E, com maior procura a esses empregos, isso significa que as provas ficam cada vez mais disputadas, e se destacar é cada vez mais fundamental.

E como posso me destacar dos demais para ingressar nos cargos públicos?

Para garantir uma nota maior de seus concorrentes, é importante ter uma nota elevada nas provas de múltipla escolha, que são geralmente a primeira fase de um concurso. E você sabia que pode se destacar até mesmo daqueles que estudaram mais que você se souber interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público?

Isso acontece porque as provas costumam ter questões com enunciados extensos, e, enquanto a pergunta pode ser uma avaliação matemática, eles também estão avaliando a capacidade de compreensão de texto do candidato.

Então, como posso interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público?

Apenas ler com atenção às vezes pode não ser o suficiente, já que algumas questões podem conter “pegadinhas”. Então, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público.

1. Leia bastante!

A primeira dica é simples. Acrescente em sua vida o hobby da leitura. Assim como qualquer outra habilidade, a leitura se desenvolve melhor na prática, então ler bastante garante que você consiga ter mais facilidade e foco na hora de ler um enunciado mais extenso, sem falar que você terá melhor facilidade em gravar as informações.

2. Separe os dados que o texto te dá ao lado do enunciado

Esta dica é fundamental para qualquer tipo de questão, mas é especialmente interessante para as questões exatas. Conforme você lê o enunciado, marque ao lado da questão os números que aparecem na questão, junto com suas devidas medidas e qualquer outra indicação.

Por exemplo, se no enunciado podemos ler que João comprou 5 maçãs ao ir para a casa, mas, durante o trajeto, se encontrou com Maria, que acabara de comprar 6 maçãs em um lugar próximo, pelo mesmo preço, no canto do enunciado suas anotações ficaram mais ou menos assim:

JOÃO – 5 MAÇÃS

MARIA – 6 MAÇAS  MESMO PREÇO

Isso será importante porque, quando chegarmos à questão, teremos todos os dados. Digamos que você tenha perdido o dado de que João tenha 5 maçãs, e que o enunciado peça que você calcule quanto dinheiro João perdeu em relação a Maria. Você teria que voltar ao começo do enunciado, e isso significa perder tempo que você poderia ter para resolver outra questão.

3. Leia a questão antes de ler o texto

Esta dica é importante. É comum que encaremos enunciados de questões de múltipla escolha como textos normais, e os leiamos desatentamente.

Uma dica importante é ler a pergunta primeiro, e depois passar a ler o texto. Isso porque, quando você sabe de quais informações precisa, fica mais fácil saber em que prestar atenção no enunciado. Se você combinar esta dica com a anterior, ao terminar de ler o enunciado você já terá separado todos os dados que precisa e já terá uma boa ideia do que fazer com eles para chegar à resposta.

4. Sublinhe dados importantes

Outra forma de lidar com dados é sublinhando-os ou grifando-os. Às vezes um dado é muito extenso para que você o anote, e isso pode te fazer perder tempo, mas é importante sempre grifá-lo. Para questões de humanas, essa dica se relaciona diretamente com a que vamos passar a seguir:

5. Analise as alternativas

Conforme estavamos dizendo, para questões de humanas, é importante que você de algum jeito grife dados que você julga importantes (claro, apenas aqueles relacionados à pergunta, que você leu antes mesmo de começar a procurar por dados).

A seguir, analise as alternativas de respostas e compare-as com os dados sublinhados. Às vezes, apenas fazer isso já pode te auxiliar a eliminiar uma, ou até mesmo duas alternativas, o que aumenta suas chances de acerto mesmo quando você não sabe qual é a alternativa correta.

Você ficaria surpreso em saber quantas questões de múltipla escolha podem ser resolvidas sem conhecimento prévio se você interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público!

6. Relaxe!

Você sabia que a grande maioria dos erros de interpretação de enunciados em qualquer tipo de prova se dá ao nervosismo e à pressão?

Sabemos o quanto é tenso você saber que tem um determinado tempo para resolver as questões, e o quanto é comum querer se apressar e ler rápido os textos grandes, mas se forçar a ler mais rápido pode acabar te confundindo.

7. Grife todos os “não”s antes de dados

Parece uma dica besta, mas muitas vezes não vemos o “não” antes das perguntas ou dos dados, e essa é uma das pegadinhas que mais elimina os desavidados que não conseguiram interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público.

Você pode se deparar com questões como “assinale qual destas alternativas não representa os trâmites legais necessários para fazer a 2ª via de seu RG”, e, por ler rapidamente, lá vai você assinalar a alternativa que mostra todos os processos necessários corretamente. Por isso, sempre destaque as palavras “não” que você encontrar no texto.

A leitura é fundamental, então não se esqueça de sempre se atentar a essas dicas valiosas na hora de interpretar corretamente os enunciados das questões do concurso público. Isso pode garantir sua vaga e seu futuro, então sempre faça as provas com cuidado e atenção. Boa prova!

7 Truques para você interpretar correntamente os enunciados das questões do concurso público
2 (40%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.