3 Dicas de matemática para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos são ótimas opções de trabalho para quem deseja uma oportunidade de conseguir algo estável e contornar a crise econômica que o país tem vivido atualmente.

Afinal de contas, por pior que a crise esteja, a verdade é que as contas não vão parar de vir e é preciso ter uma garantia de que elas vão conseguir ser pagas para não acabar se enrolando no fim do mês.

Mais ainda, os concursos públicos têm sido a maneira encontrada pelas pessoas de fugir da alta crescente do índice de desemprego, que tem atingido uma parcela cada vez maior da população e não apenas a parte mais favorecida – que costuma ser a primeira e a mais atingida -, mas também a parcela da população que conta com diploma de nível superior e já ocupava cargos altos dentro de empresas do setor privado.

Junto a isso, há também a questão dos bons salários, que costumam ser maiores do que aqueles que são oferecidos na inciativa privada, e também bons benefícios, que são somados ao salário e vão variar de empresa para empresa.

De quebra, há também a questão da jornada de trabalho, que no setor público é bem definida e respeitada, algo que raramente acontece dentro de empresas do setor privado.

Tudo isso faz com que o funcionário não só não faça parte do índice de desemprego, como também tenha uma maior qualidade de vida, que é algo que está sendo cada vez mais buscado e priorizado nos dias de hoje.

Esse conjunto de fatores e situações acaba fazendo com que as pessoas se submetam aos concursos públicos, que são bastante difíceis e extremamente concorridos, principalmente aqueles que são oferecidos para as vagas com salários mais altos, que são os mais procurados.

Por isso mesmo, todo estudo nessa hora é bem-vindo, pois apenas um ponto pode ser a diferença entre ser aprovado e conseguir a vaga desejada e ficar na lista de espera.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma pequena lista com um conjunto de dicas que vão ajudar você com as questões de matemática da prova, tudo para que você consiga se destacar e garantir uns pontos extras em uma matéria que nem sempre as pessoas conseguem ir bem nas provas.

Estude assuntos básicos do ensino fundamental

A matemática que costuma ser utilizada em concursos públicos raramente é uma matemática complexa, de forma que costuma abordar uma série de assuntos que foram vistos durante o ensino fundamental.

Por isso mesmo que costuma ser algo um pouco mais complicado por muita gente, já que para pessoas que estão prestando concurso o ensino fundamental já passou há algum tempo.

Portanto, há alguns assuntos que valem a pena serem relembrados para não acabar perdendo questões de fácil resolução. Alguns assuntos que costumam ser bastante cobrados nas questões de concursos e que tem origem na formação básica do ensino fundamental são razão, produtos notáveis, fatoração algébrica, equações do primeiro e do segundo grau bem como seus respectivos problemas, regra de três (tanto a simples quanto a composta), proporção, divisão proporcional e porcentagem.

Coloque alguns exercícios sobre estes assuntos na sua lista de estudos que você não vai se arrepender. No geral, os assuntos possuem entendimento mais simples e não são tão difíceis de serem compreendidos, por isso relembrar alguns detalhes sobre cada um deles não deve ser uma tarefa que vai levar muito tempo, mas que vai ganhar alguns pontos a mais para você.

Relembre assuntos básicos do ensino médio

Da mesma forma que concursos costumam cobrar assuntos básicos que foram apreendidos no ensino fundamental, eles também contam com algumas questões que puxam a matemática ensinada no ensino médio, que tem uma base um pouco mais complexa, mas que para os concursos fica apenas no básico.

Porém, é preciso estudar a fundo os conceitos e questões relativas a esses assuntos, pois eles costumam estar entre os mais cobrados dentro de questões de matemáticas de concursos e já não são mais tão simples quanto as questões de conteúdo do ensino fundamental.

Dependendo do concurso, os assuntos podem ser explorados de maneira mais a fundo com questões bastante trabalhosas de serem resolvidas e que podem tomar um pouco do seu tempo de prova.

Dessa forma, alguns assuntos que foram ensinados no ensino médio e que valem a pena serem relembrados são noções básicas de função, progressões aritméticas e também progressões geométricas (vale a pena dar uma revisada nas fórmulas das duas progressões), análise combinatória, juros simples e compostos e, principalmente, probabilidade.

Se você tiver tempo para escolher apenas uma para estudar, vá de probabilidade. Isso porque este é, sem dúvida alguma, o tema preferido para as questões de matemática de concurso. Isso acontece porque as questões podem ter aplicações práticas e contam com um leque amplo de questões a ser explorado.

Uma dica é unir o estudo de probabilidade junto com o estudo de análise combinatória, que são dois assuntos que se encontram e que são importantes para todo mundo que deseja ter uma aprovação no concurso.

Perca um tempo para resolver questões

O grande segredo para se dar bem em matemática é a prática. Isso porque é só com a aplicação daquilo que você estuda que você realmente vai conseguir se dar bem na hora da prova. Por isso mesmo, para garantir que você não perca pontos nas questões de matemática, é importante que você tenha praticado antes.

Dessa forma, uma boa maneira de estudar matemática para concursos não é por meio do estudo da teoria, mas sim por meio da prática de exercícios, que é a melhor forma de realmente apreender o conteúdo que precisa ser apreendido.

De quebra, é uma forma de treinar resolver questões no tempo que você tem estabelecido dentro do concurso, que é bastante resolvido. Afinal de contas, resolver uma questão de matemática em casa quando se tem todo o tempo que desejar é muito mais fácil do que resolver a mesma questão podendo gastar no máximo cinco minutos com ela.

3 Dicas de matemática para concursos públicos
1 (20%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.