10 dúvidas sobre Word que todo mundo tem

Tempo de leitura: 6 minutos

É inevitável dizer que as pessoas têm dúvidas quando falamos do uso de ferramentas do computador. Quando não somos especialistas, essas dúvidas são mais comuns ainda. Mesmo que se use os aplicativos todos os dias, é difícil assimilar todos os recursos que se tem neles, são muitos.

Existem algumas coisas que todos que usam o Word precisam saber. Que é legal ter noção e saber exatamente quais são essas funções que podem ajudar e muito tudo o desenvolvimento de um arquivo no Word. Por isso, esclarecemos algumas dúvidas sobre o Word que todo mundo tem e algumas curiosidades que podem ser bem úteis para quem usa ele todo dia.

Mudança de caixa alta para caixa baixa

Para quem não sabe, caixa alta ou baixa é como a escrita vem se dando no arquivo. Por exemplo, quando existe um texto corrido como está sendo lido, está acontecendo um texto em caixa baixa. Nos inícios de frase, a letra fica maiúscula, aí vem a caixa alta.

Então, caixa alta e caixa baixa nada mais são do que letra maiúscula e minúscula. Simples dessa forma, existe um jeito de transformar as palavras sem precisar apagar tudo. Basta você selecionar o texto e apertar Shift+F3. Além da tecla Caps Look que pode transformar o texto que será escrito em diante.

Data e hora

Precisa colocar no seu arquivo a data e hora que está sendo escrito? Não precisa recorrer a calendários e relógios, as coisas são muito mais simples. Basta apertar a combinação de teclas Shift+Alt+D quando você desejar acrescentar a data.

Mas quando buscar introduzir no texto a hora, você pode clicar na combinação de teclas Shift+Alt+T. Pronto, você já pode ver na tela do seu documento todas essas informações digitadas, sem muitos recursos.

Escondendo o texto

Você precisa esconder uma parte do texto por um tempo? Ou então, você quer fazer alguns comentários sobre o texto que você mesmo escreveu? Uma boa maneira seria deixar parte dele invisível, certo? Pois isso é possível, existe um comando bem rápido para isso, inclusive.

Você seleciona o texto que não quer deixar visível, aí, clica nas teclas Ctrl+D e escolhe a opção Esconder. Fácil, você tem o texto selecionado invisível. Dessa forma, consegue administrar melhor o texto que está no arquivo.

Coedição de texto

Para aqueles que fazem uso de arquivos colaborativos, acham que a internet atual que disponibilizou isso, mas não é verdade. Desde a versão de 2013, há essa possibilidade de editar o texto com mais de um autor e ainda conseguir colocar comentários no texto dentro do Word.

Mas como fazer isso? Basta colocar na guia Revisão. Lá, você é capaz de encontrar essa ferramenta que pode facilitar a vida de quem precisa compartilhar o texto com outras pessoas e não quer usar de arquivos no drive para isso, mesmo que seja uma forma mais famosa para poder compartilhar arquivos.

Colocar acentos em letras

Todas as ações que não sejam letras podem ser acionadas por uma combinação de teclas. Por mais que essas formas gráficas estejam disponíveis no teclado, sozinhas não são possíveis de serem criadas no texto. Por isso, digitar junto com elas a tecla Crtl é necessário. Para que apareça junto com uma letra, como alguma vogal, por exemplo, basta clicar ela em sequência.

Mas algumas teclas bastam a acentuação rápida, clicando no acento e na letra em seguida. O que determina se é preciso clicar no Crtl é a posição que ela está na tecla. Se for embaixo, é preciso. Se for em cima, não há necessidade.

Editar PDF

Parece impossível quando você precisa editar algum detalhe de um arquivo que está em PDF. Mas não é, existe sim uma possibilidade de fazer isso e é usar o Word. Na verdade, essa edição pode ser feita em arquivos que foram criados em Word e gravados em PDF.

Isso porque existem imagens que são scaneadas em PDF, mas elas são imagens prontas, não é possível mexer. Mas, nos casos de Word primário, basta abrir o arquivo nesse modo e conseguir a edição. Não é muito difícil e resolve o problema de muitos.

Digitação aleatória

O que muitos não sabem é que é possível digitar em qualquer lugar do Word sem precisar dar enter e espaços intermináveis até chegar no lugar desejado. E a ação é tão simples, que não precisamos de muito tempo e nem muitos atalhos para conseguir isso.

Basta clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse no local onde você deseja escrever. Pronto, daí é só começar o texto e seguir com suas considerações no arquivo do Word. Não precisa ficar dando espaço até chegar lá.

Hifenização

Sabe quando seu texto está muito corrido e ao final da linha, uma palavra muito grande pode seguir para a outra linha, mas você não deseja isso? Pois é, você pode usar da hifenização para recortar a palavra e deixar essa palavra entrecortada e o texto mais confortável para ler.

Na guia Layout do documento de Word, você pode encontrar opções para tal ação. Lá, você pode encontrar os botões nenhuma, automático ou manual. Basta escolher e utilizar do recurso para preencher o arquivo do Word que está sendo editado.

Marca d’Água

Para diferenciar o seu documento, você pode colocar uma imagem que caracterize o que pretende criar. Mas para não atrapalhar o texto, colocar ele em forma de marca d’Água é o mais viável. Para isso, existe um recurso simples no Word.

Basta ir na guia Layout e clicar na opção Marca d’Água. Assim, você segue escolhendo a imagem ou o texto que deseja deixar em segundo plano no arquivo.

Compatibilidade de versões

Em alguns casos, por conta de tantas versões que se criam com o passar dos anos, fica difícil saber se o seu arquivo será compatível com outras versões. Para garantir que o seu arquivo abra em outros computadores e que sua versão não seja bloqueada em outros locais, basta pressionar a guia Arquivo e escolher Verificação de Compatibilidade.

Agora que você já conhece alguns segredos do Word, está preparado para responder essas perguntas na seção de informática dos concursos públicos! Boa sorte e boa prova!

10 dúvidas sobre Word que todo mundo tem
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.